Topo

Sisu 2023: Saiba como se inscrever e tire suas dúvidas.

Programa oferece vagas em instituições privadas apenas com a nota do Enem.
Publicidade
Comente

Depois da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio inicia um calendário que costuma ser muito a guardado pelos estudantes do Brasil inteiro, com a abertura das inscrições em importantes programas de acesso ao Ensino Superior. Dentre eles o Sisu costuma ser um dos mais disputados pelos estudantes que querem, além e uma vaga gratuita, entrar em uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade.

Sisu 2023: Saiba como se inscrever e tire suas dúvidas.

O Sistema de Seleção Unificada é um programa criado pelo governo federal que tem como principal objetivo concentrar uma série de vagas em instituições de ensino públicas, utilizando como critério de seleção a nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Algumas delas oferecem apenas essa forma de seleção, enquanto que outras também acabam tendo processos seletivos próprios, como o Vestibular.

A seleção acontece sempre duas vezes por ano, com as vagas do primeiro e do segundo semestre sendo oferecidas de forma independente. Mas, em ambos os casos, os estudantes devem concorrer com as notas obtidas no Enem da edição anterior. Por exemplo, para concorrer às vagas das duas seleções previstas para acontecer no ano de 2023, a nota que será levada em consideração é a do Enem 2022.

Quem pode participar do Sisu 2023/1?

Publicidade

Para estar habilitado para participar do processo seletivo Sisu relativo as vagas do primeiro semestre de 2023 os candidatos devem, antes de mais nada, terem feito o Enem 2022. Eles não podem ter participado da prova como treineiros. Ou seja, os estudantes devem ter se inscrito como concluinte ou já formado no Ensino Médio.

Além desta condição, os estudantes não podem ter zerado a prova de redação. Não existe uma condição mínima relacionada a nota tirada na média das provas do Enem, sendo que essa nota de corte acaba sendo formada de acordo com as inscrições em cada opção de curso.

Quando se inscrever no Sisu 2023/1?

As inscrições estão sendo abertas a partir deste dia 16 de fevereiro e seguem abertas até o próximo dia 24 de fevereiro. Vale ressaltar que, durante todo o período de inscrições abertas, os candidatos poderão acessar o sistema e acompanhar todas as movimentações, incluindo as notas de corte que vão sendo alteradas de acordo com as novas inscrições naquele curso de forma específica.

Passo a passo da inscrição para o Sisu 2023/1

  • Acesse o site do Sisu e clique na opção “fazer inscrição”;
  • Na próxima tela, os candidatos terão que se identificar. O sistema utiliza o login e a senha do portal gov.br, as mesmas informações que já foram utilizadas pelos estudantes para se inscrever na prova. Caso seja necessário, existe uma opção para recuperar a senha do cadastro;
  • Os candidatos terão que confirmar os dados de contato que já haviam sido informados anteriormente. Neste momento, caso tenha algum problema ou o candidato queira escolher uma forma diferente de contato, os dados poderão ser alterados neste momento;
  • Posteriormente, os candidatos serão apresentados a tela de escolha do curso. Neste momento, poderão ser definidas duas opções do curso, com diversos filtros que permitem com que as pessoas encontrem as vagas por curso, por instituição ou por localização;
  • Ao realizar a busca, os candidatos poderão conferir as informações e os detalhes de todas as vagas que estão sendo disponibilizadas no sistema, incluindo a quantidade, as modalidades de seleção e também as informações completas sobre a instituição e ensino;
  • No passo seguinte, os candidatos deverão revisar todas as informações que foram enviadas anteriormente, especialmente em relação a documentação, as formas de contato e as vagas escolhidas. Se tudo estiver correto, basta clicar no botão “Confirmar minha inscrição”.

Como acompanhar as notas de corte do Sisu 2023/1?

Publicidade

Depois da inscrição, os candidatos poderão repetir os primeiros passos para acessar o sistema e conferir o andamento do processo. A partir do segundo dia o sistema vai sendo atualizado com as notas de corte, que vão mudando na medida em que mais estudantes vão se inscrevendo para aquelas vagas.

Caso a nota de corte parcial divulgada já seja superior a nota obtida pelo candidato no Enem, através do mesmo sistema os candidatos poderão alterar as opções de curso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: