Topo

ProUni 2023/1: Saiba como se inscrever para concorrer as bolsas

Confira quem pode participar do processo seletivo.
Publicidade
Comente

Hoje é o último dia para os estudantes interessados em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2023/1 se inscreverem. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, os candidatos devem que se inscreveram anteriormente ainda podem acessar o sistema para conferir as notas de cortes que já foram disponibilizadas e mudar suas opções de curso.

ProUni 2023/1: Saiba como se inscrever para concorrer as bolsas

Este ainda é considerado como o principal programa de bolsas de estudos disponível para os estudantes brasileiros e também uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, uma vez que a quantidade de vagas nas universidades públicas ainda pode ser consideradas baixas quando comparada com a quantidade de pessoas.

Para quem ainda tem alguma dúvida sobre o funcionamento do programa, confira algumas respostas para as principais dúvidas:

Quem pode se inscrever no ProUni 2023/1?

Publicidade

Podem se inscrever neste programa somente os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 ou 2021, uma vez que está na regra do programa que a seleção será feita sempre a partir da análise das notas que os candidatos conseguiram nas duas edições mais recentes da prova. Além disso, os candidatos também precisam ter tirado uma nota média mínima de 450 pontos e também não pode ter tirado nota zero na redação.

Além disso, os candidatos também precisam cumprir outros pré-requisitos, incluindo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Em relação aos rendimentos, também existem alguns critérios, uma vez que se trata de um programa de bolsas para atender os candidatos que possam ser considerados como de baixa renda. Neste caso, eles devem ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para concorrer às bolsas integrais.

Publicidade

Já para concorrer às bolsas parciais este limite acaba aumentando um pouco, passando para até três salários mínimos per capita.

Pode se inscrever no SiSU e no ProUni?

Muitos candidatos acabam tendo essa dúvida, já que as inscrições para ambos os programas geralmente acontecem em períodos muito próximos. Sim, é possível que os candidatos participem dos dois processos seletivos ao mesmo tempo, mas no momento em que ele consegue uma vaga em qualquer um deles ele acaba precisando necessariamente abandonar a outra seleção.

Quais são os critérios de desempate do ProUni?

Todo o processo de classificação dos candidatos acontece de forma automática através do sistema, sendo que ele acaba se tornando o responsável por fazer os cálculos e já colocar os estudantes na posição em que ele vai ficar. Mas, para quem deseja se preparar melhor para as provas do Enem, pode ser interessante saber quais a ordem das provas que acabam sendo levadas em consideração para o desempate de candidatos que conseguiram a mesma pontuação.

São elas:

  • Maior nota na prova de redação.
  • Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Quem concluiu o ensino médio pelo Encceja pode participar do ProUni?

Sim, de acordo com as regras do programa, tanto os candidatos que terminaram o ensino médio de forma regular ou através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) podem se inscrever para fazer a prova do Enem e, posteriormente, podem se inscrever para participar do ProUni. Lembrando que será necessário também cumprir os demais requisitos para que possa efetivamente ter acesso as vagas.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: