Topo

Matemática no Enem: Confira algumas dicas para conseguir ir bem nas provas

Saiba o que fazer na reta final dos preparativos para essa importante prova.
Publicidade
Comente

A matemática ainda é considerada como uma das grandes vilãs das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, com questões que realmente colocam medo nos estudantes. Mas as pessoas, de uma forma geral, muitas vezes acabam não se atentando ao que realmente é cobrado nestas provas. No caso da matemática, além de entender o conteúdo e saber como são feitos os cálculos, os estudantes precisam saber interpretar bem os textos das questões.

Matemática no Enem: Confira algumas dicas para conseguir ir bem nas provas

Uma outra característica muito importante destas provas é o fato delas terem uma série de questões que exigem dos candidatos que eles tenham raciocínio lógico. E isso acaba estando diretamente relacionado a capacidade dos estudantes conseguirem identificar o problema e os elementos que estão sendo apresentados e pensar, acima de tudo, como resolver as questões com o que está diante dos seus olhos, e não depender apenas do que foi absorvido anteriormente.

Mas existem algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração no momento da resolução das questões de matemática. Confira algumas das mais interessantes para quem está na reta final dos preparativos:

Foque nos conteúdos mais cobrados

Publicidade

Mesmo que a matemática seja uma ciência bastante ampla e os estudantes tenham que aprender muitas coisas ao longo dos anos, é importante que eles foquem sua atenção naqueles conteúdos que são os mais cobrados historicamente nas provas. Vale a pena focar um pouco mais nas resoluções de questões de áreas como estatística, geometria espacial, geometria plana, análise combinatória, probabilidade, aritmética e funções.

Aprenda diferentes formas de resolver os problemas

Quando os estudantes estão na sua fase de preparação, eles normalmente dedicam tempo para conseguir resolver determinadas questões que são apresentadas a partir do conteúdo que está sendo estudado naquele momento. Mas é importante que as pessoas tenham em mente que não basta apenas aprender uma forma de resolver os problemas. Por isso, além de largar a questão quando ela encontra uma forma de resolver a situação, é fundamental que os alunos treinem a capacidade de ler os problemas de uma outra forma, encontrando possíveis outros caminhos para resolver o mesmo problema. Desta forma os alunos vão continuar treinando e também vão encontrar soluções que poderão ser aplicadas em outros problemas.

Simplifique sempre as contas

Quando os alunos estão aprendendo o básico de um determinado conteúdo dentro da área da matemática, normalmente eles seguem uma série de passos para a resolução das contas. Normalmente estes passos são maiores do que aqueles que normalmente são exigidos, já que nesta etapa é fundamental que os alunos entendam o que eles estão fazendo. Mas, depois que a área estiver dominada, os alunos podem simplificar as contas na grande maioria dos casos. E este a caba sendo um momento importante para que os alunos consigam realmente entender o que está acontecendo e treinar formas mais simples e rápidas de chegar no mesmo ponto.

Treine leitura e interpretação de gráficos

Publicidade

Também é muito importante que os alunos treinem bastante a sua capacidade de leitura e interpretação de gráficos e tabelas de uma forma geral. Afinal de contas, estes elementos costumam fazer parte da grande maioria das questões de matemática. Muitos alunos acreditam que este tipo de leitura é simples, mas nem sempre eles conseguem extrair o real conteúdo que está sendo apresentado nestes gráficos. Mais do que ler as informações e os dados, é fundamental que os alunos consigam entender o que de fato pode ser tirado de dado correlato a partir das informações interligadas.

Controle o tempo de resolução

A partir do momento em que os alunos começam a estudar com foco na resolução dos problemas para se preparar para as questões da prova, é fundamental que os estudantes passem a controlar o tempo que eles levam para resolver as diferentes perguntas que se apresentam. No primeiro momento, esse controle do tempo não deve ser levado como uma questão de pressão, mas apenas para que o estudante consiga identificar os assuntos que eles levam mais tempo e menos tempo para resolver. A partir disso, os alunos poderão selecionar aquelas questões, no dia da prova, que são as mais rápidas, deixando as que levam mais tempo para o final.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: