Topo

Você quer ser chefe? Saiba que no cargo nem tudo são flores - veja chatices inevitáveis

Dicas de empreendedorismo e notícias da economia nacional e internacional! Você quer ser chefe? Saiba que no cargo nem tudo são flores - veja chatices inevitáveis
Publicidade
Comente

Muita gente trabalha boa parte da vida aspirando uma oportunidade de se tornar chefe, seja de sua equipe dentro da empresa, de um determinado setor específico, ou mesmo da organização em que trabalha. E isso geralmente acontece porque a posição de chefe é na maioria das vezes vista como o ápice da carreira profissional.

O fato, porém, é que apesar de o cargo trazer seus benefícios, a jornada de quem chega lá, ao contrário do que muitos imaginam, não é nada fácil. E para ilustrar isso, apresentamos a seguir uma lista de chatices que podem recair sobre o profissional no momento em que ele se torna chefe. Veja!

Você quer ser chefe? Saiba que no cargo nem tudo são flores – veja chatices inevitáveis

quer-ser-chefe

Assumir a culpa por falhas individuais dos liderados

Publicidade

Enquanto se é apenas o membro comum de uma equipe, o tom da crítica recebida no caso de uma eventual falha pode ser suavizado pela presença do chefe, que serve (ou deveria servir) como uma espécie de escudo de proteção para seus liderados.

Apesar disso, ser chefe ou líder de uma equipe, é na verdade estar do outro lado da moeda, e isso significa que por vezes será preciso assumir a culpa pelas falhas individuais cometidas por membros da equipe, suavizando assim o impacto da crítica sobre aquele que falhou.

Leia também:

Lidar com críticas mais severas em caso de falha

Publicidade

E se a crítica tende a recair primeiramente sobre o chefe nos casos de falhas individuais dos membros da equipe, imagine a gravidade da situação enfrentada por este chefe quando é ele mesmo quem falha.

A tendência nesses casos é que as críticas sejam ainda mais severas e bem fundamentadas, pelo que é preciso muito preparo para conseguir contornar a situação.

Se manter motivado mesmo nos dias ruins

Para muita gente, manter a motivação em um dia tranquilo não chega a ser um desafio, no entanto, você já tentou se manter motivado naqueles dias em que tudo dá errado? A tarefa não é exatamente uma das mais fáceis, certo?

Pois saiba que enquanto chefe, com facilidade ou com dificuldade é preciso muita força de vontade para acima de tudo manter a motivação e o posicionamento inabalado. Está pronto pra isso?

Ser por vezes excluído dos círculos sociais da empresa

Não pense que ao se tornar chefe você continuará fazendo parte dos círculos sociais da empresa. Embora existam exceções, de modo geral o chefe precisa tomar decisões que eventualmente não agradam todos, dessa forma a tendência é que aos poucos o seu nome deixe de fazer parte da lista de convidados para happy hours e afins.

Trabalhar muitas vezes até tarde

Em momentos de pressão na vida profissional, mais uma vez cabe ao chefe a missão de encontrar alternativas para atender os interesses da empresa ou organização.

Isso significa que eventualmente será preciso trabalhar até mais tarde, seja na busca por soluções, ou mesmo na aplicação prática das novas ideias que devem ser compartilhadas com os liderados.

Levar trabalho pra casa eventualmente

Assim como por vezes o chefe precisa trabalhar até mais tarde, podem haver inúmeras situações em que se faz necessário levar o trabalho pra casa, afinal, a parte mais difícil inevitavelmente fica com o chefe, o que nem sempre é algo saudável para o ambiente familiar.

Diante disso, antes de aceitar o cargo de chefe, o melhor a fazer é avaliar todos os detalhes, colocando os benefícios e inconvenientes na balança para ponderar o melhor caminho a seguir. Se depois de tudo isso você estiver convicto de seu desejo de assumir o desafio, parabéns e sucesso em sua empreitada.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: