Topo

Os pais têm papel fundamental na luta contra esse problema

Publicidade
Comente

O que é bullying? Embora a palavra inglesa não tenha tradução literal para o português, qualquer um sabe explicar ou, no mínimo, já ouviu falar sobre o assunto, que virou tema de discussão principalmente no tocante ao ambiente escolar. O bullying é definido como o ato de provocar ou agredir o outro, verbal ou fisicamente, de maneira persistente. A agressão pode partir de uma ou mais pessoas e ser direcionada, igualmente a uma ou mais pessoas. A escola é o palco natural desse tipo de situação, uma vez que ali convivem crianças e adolescentes com as mais diversas características físicas, religiosas, culturais e de personalidade. Essas diferenças são, em boa parte dos casos, os agentes motivadores do problema. O principal fator de explicação para isso é que, durante a infância e os primeiros anos da adolescência, a necessidade de ser aceito é característica inerente à personalidade da maioria dos indivíduos. Sentir-se parte de um grupo com suas próprias ideologias, ou simplesmente que se identifique por características semelhantes é primordial para a autoestima de crianças e adolescentes. A criança ou adolescente nem sempre vai relatar abertamente aos pais o fato de ser vítima de bullying. Alguns sinais, no entanto, servem de alerta para uma investigação mais profunda. A criança pode apresentar:

* Comportamento estranho, em geral se mantendo isolada;

* medo de ir à escola;

Publicidade

* dificuldades para dormir;

* mudanças de humor e comportamento agressivo em casa

* sinais de trauma físico, como hematomas inexplicados.

Publicidade

Se, após observar seu filho e verificar com professores e funcionários da escola, você chegou à conclusão de que se trata realmente de um caso de bullying, você deve tomar

alguns cuidados. Comece fortalecendo a autoestima da criança, ressaltando suas qualidades e, se julgar necessário, procurando um terapeuta para trabalhar essa questão de forma mais contundente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: