Topo

O que fazer com as crianças que estão com febre?

Saiba o que os pais devem fazer de imediato quando os pequenos estão com sua temperatura corporal mais elevada.
Publicidade
Comente

A saúde dos filhos sempre acaba se tornando uma das maiores preocupações da vida e do cotidiano dos pais de uma forma geral. Especialmente quando estamos falando dos pais de primeira viagem, que acabam se preocupando com qualquer mudança que aconteça no que pode ser considerado como a normalidade. E a febre acaba sendo um dos sintomas que mais preocupam os pais.

O que fazer com as crianças que estão com febre?

De uma forma geral a febre pode ser considerada como o aumento da temperatura corporal, quando o limiar térmico é ajustado para níveis acima do comum. Esse reajuste acaba sendo promovido pelo próprio organismo, através da atuação do sistema imunológico de uma forma geral.

A medicina moderna entende que a febre pode ser considerada quando as pessoas acabam apresentando uma temperatura axilar igual ou acima de 37,3°C. Mas isso pode acabar variando de acordo com a parte do corpo, sendo que a medição pode ser feita tanto de forma oral, auricular ou retal. Além disso, também existem alguns outros fatores que determinam essa temperatura, como ambiente, clima, região geográfica, estação do ano, vestimenta, entre outros.

É possível perceber a mudança da temperatura, na grande maioria dos casos, a partir do toque, com a pele ficando mais quente. Mas a confirmação sempre deve ser feita através da medição feita com os instrumentos que realmente conseguem aferir a temperatura, como o termômetro. 
A febre nas crianças, especialmente nos seus primeiros anos de idade, deve sempre despertar atenção de parte dos pais, uma vez que os sintomas acabam realmente se tornando mais fortes e evidentes. 

O que fazer com as crianças com febre?

Publicidade

Antes de mais nada, dentre as medidas que podem ser feitas na tentativa de controlar a temperatura e também para conseguir manter o corpo dos pequenos mais confortável, é fundamental manter os pequenos bem hidratados durante a febre, oferecendo e incentivando que eles tomem água mais frequentemente enquanto estiverem com as temperaturas mais elevadas. 

Também é fundamental controlar a forma como o ambiente externo vai acabar alterando a temperatura interna corporal. Por exemplo, mesmo que a febre aconteça durante um dia mais frio, é fundamental evitar que os pequenos acabem ficando por baixo de uma grande quantidade de coberturas ou utilizem roupas pesadas neste momento, pois isso vai acabar tornando muito mais difícil para o corpo reduzir essa temperatura.

Algo que deve ser evitado nas crianças, especialmente nos bebês, é o banho frio. Essa é uma medida que acaba sendo bastante utilizada pelos adultos que estão com febre, e que realmente faz com que a temperatura corporal acabe caindo mais rapidamente. Mas no caso dos pequenos, com um corpo e um sistema imunológico mais frágil, existe um sério risco da água fria acabar causando um choque térmico, passando a sensação de calafrio, irritabilidade e piora do mal-estar de uma forma geral.

Publicidade

Também não são recomendadas, para as crianças, a utilização de compressas geladas e nem com álcool.

Quais remédios dar para as crianças com febre?

Os medicamentos são a forma mais eficiente de baixar a temperatura corporal das crianças, sempre oferecidas com a prescrição médica. Os mais indicados realmente são os antitérmicos, que são os remédios que realmente acabam sendo feitos para atuar neste sintoma. Mas é importante salientar que a grande maioria dos profissionais da saúde indicam este medicamento apenas quando a febre está associada com outros sintomas de desconforto, como choro intenso, irritabilidade, redução da atividade, diminuição do apetite, alteração do sono etc.

Portanto, diferentemente do que muitos adultos pensam, a indicação de medicamentos para baixar a temperatura interna corporal das crianças acaba estando muito mais associada ao estado geral de saúde do que a temperatura registrada apenas.

Dentre os antitérmicos mais indicados para o tratamento da febre que geralmente acaba sendo utilizado no Brasil aqueles medicamentos feitos com dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Lembrando que os casos de alergias para os dois últimos são mais raros, mas é grande a quantidade de pessoas que possuem alergia a dipirona, especialmente as crianças. 

Lembrando também que estes medicamentos devem ser oferecidos apenas com a supervisão de um médico, que deve tratar não apenas o sintoma mas a causa da febre. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: