O intercâmbio é uma experiência de aprendizado no exterior que está cada vez mais popular no Brasil, mesmo com as dificuldades enfrentadas, como o aumento do valor do dólar em relação a moeda brasileira. De acordo com uma pesquisa feita no ano passado, 85,7% dos estudantes brasileiros demonstraram interesse em realizar intercâmbio.

E esse interesse está sendo convertido em viagens que realmente acontecem. Ao longo do ano de 2023 o mercado apresentou um crescimento de 21,68% e movimentou cerca de R$ 4,6 bilhões. Tudo isso demonstra que os brasileiros estão cada vez mais interessados em viver essa experiência de estudos fora do país.
Dentre os destinos mais procurados pelos brasileiros, o Canadá aparece com destaque. E o motivo acaba sendo o forte trabalho de marketing que é feito pelo próprio país, que se tornou um dos destinos mais procurados no mundo inteiro para quem deseja estudar em um local que fala o idioma inglês como língua oficial.
Mas muitos pais se preocupam com a ideia de que seus filhos e deixem o Brasil para fazer intercâmbio fora do Brasil. Especialmente quando estamos falando de jovens que ainda não completaram seus 18 anos de idade. Mais do que apenas uma vontade, para que seja uma viagem segura é importante que o adolescente esteja realmente preparado.
Confira algumas dicas para os pais que desejam saber se os seus filhos realmente estão preparados para o intercâmbio:
Converse sobre um interesse genuíno
Antes de mais nada, é muito importante que os pais consigam entender qual é o real interesse que os jovens estão tendo em relação ao intercâmbio. Afinal de contas, essa é uma viagem que, em um primeiro momento, pode ser muito divertida, mas que pode se tornar desafiadora.
Mais do que simplesmente um tempo longe dos pais ou apenas para conseguir fotos “instagramáveis”, é muito importante que os adultos consigam identificar o que possa ser considerado como um interesse genuíno. Isso deve surgir a partir de uma real vontade de aprender um novo idioma, por exemplo, ou de explorar novas culturas.
Avalie sua capacidade de lidar com desafios
Uma viagem internacional acompanhada dos pais é muito diferente de uma viagem que os jovens vão acabar fazendo sozinhos. Mesmo que os intercâmbios para adolescentes acabem sendo feitos por empresas que oferecem uma estrutura completa e toda a assessoria necessária, mesmo assim os jovens terão ainda que enfrentar os mais diversos deságios por conta própria.
Portanto, os pais devem entender e preparar os adolescentes para que eles consigam lidar com os mais variados desafios que podem surgir a partir do momento que eles estão em um país completamente diferente. Eles também precisam viajar preparados para fazer e organizar suas rotinas e atividades diárias. Quando eles já fazem isso no seu dia a dia, o intercâmbio pode se tornar muito mais interessante.
Incentive a socialização
O intercâmbio para adolescentes normalmente é uma experiencia que acaba sendo vivida em grupos. Os jovens convivem com pessoas completamente diferentes, desde as saídas do Brasil quando elas são feitas em grupo até o momento que elas chegam nos cursos e nas casas das famílias que hospedam as os intercambistas.
Por isso, é muito importante que os pais preparem e incentivem as habilidades de socialização dos jovens. Se o adolescente tiver muita dificuldade para conseguir se comunicar com as outras pessoas, a experiencia poderá se tornar muito mais complicada e desafiadora. Além disso, eles vão acabar perdendo muito da experiencia esperada do programa, já que o contato com outras culturas e a troca faz parte dos programas.
Desenvolva um diálogo sobre maturidade
Maturidade acabou se tornando um dos temas mais sensíveis para os pais que estão criando jovens adolescentes nos dias de hoje. Ao mesmo tempo que eles buscam uma autonomia, incentivada especialmente pelas experiencias que eles entram em contato o tempo todo pela internet, pesquisas mostram que os jovens de hoje demoram cada vez mais para chegar em uma idade considerada como “adulta”.
Mas para que um adolescente consiga sair em uma aventura de intercâmbio sem a presença de nenhum familiar e responsável direto, é muito importante que eles tenham maturidade para lidar com isso. Eles terão que aprender a lidar com as suas contas por conta própria, tais como alimentação, roupas, remédios, despesas, etc.
Comentários (0) Postar um Comentário