Topo

Como lidar com as mentiras que os filhos contam

Publicidade
Comente

A maioria dos pais simplesmente odeiam quando seus filhos mentem. E na maioria das vezes os adultos conseguem identificar que a criança não está dizendo uma verdade, mas mesmo assim continuam tentando as crianças para saber até que ponto elas conseguem sustentar uma mentira. Existem diversos motivos que levam os pequenos a contarem mentiras, e muitos especialistas dizem que a mentira é importante para o desenvolvimento da criança até uma certa idade. Mesmo assim, é sempre importante que os pais controlem e conversem com os filhos sobre estas questões.

Confira algumas dicas para lidar com as mentiras que os filhos contam:

mentiras-que-os-filhos-contam

Alguns especialistas afirmam que as crianças começam a mentir a partir dos dois anos de idade. Antes disso elas até mesmo podem inventar alguma história, mas podem acreditar nelas de verdade, o que não caracteriza como uma mentira, pelo menos para os pequenos. É importante que os pais, ao identificarem mentiras nesta idade, que não percam tempo dando broncas e sermões, porque dificilmente este tipo de atitude será efetiva. Da mesma forma que uma postura completamente omissa não vai adiantar nada. A dica neste ponto é sempre trazer a situação para concreto, explicar cada caso para que a criança comece a entender as consequências de cada ato.

A partir dos seis anos de idade a criança passa a ter mais consciência que está mentindo e, a partir deste momento, pode realmente começar a punir ela. Mas esta punição deve ser sempre bem explicada. Ela precisa entender que está sendo punida porque mentiu e também entender que as mentiras podem trazer consequências para outras pessoas, e não apenas fará com que ela fique de castigo, por exemplo. E não esqueça também que nesta idade as crianças costumam imitar muito os pais, portanto se a criança ouvir muitas mentiras dos adultos com certeza fará a mesma coisa, achando aquilo normal.

A partir dos 10 anos de idade as crianças já começam a ter motivações mais concretas para mentir. Por exemplo, sabendo que os pais não vão deixar que ela saia para brincar, ela mente dizendo que vai estudar na casa de um colega de escola. Os pais devem estar atentos a este tipo de mentira, mas também devem sempre entender todo o contexto e a situação que levaram a criança a contar aquela mentira. Porque ela preferiu mentir ao invés de pedir para brincar para os pais? Será que existe uma barreira de diálogo na casa que impede que as crianças conversem com seus pais? Esta situações precisam ser analisadas além do castigo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: