Topo

Como fazer seu filho comer bem

...nessa importante missão, traremos na sequência algumas dicas que podem ser extremamente úteis no momento de educar o filho do ponto de vista alimentar...
Comente

A missão dos pais no papel do desenvolvimento das crianças vai sempre além daquilo que se pode imaginar, a cada dia surgem novos desafios que os pais precisam contornar a fim de proporcionar um crescimento equilibrado e saudável aos pequenos, e dentre esses desafios se destaca o de ensinar o filho a se alimentar da maneira adequada e na hora devida.

A alimentação possui papel fundamental no crescimento e boa saúde da criança e por isso mesmo é que os pais precisam buscar a cada dia novas estratégias e possibilidades a fim de integrar à dieta de seus filhos os alimentos mais saudáveis, entretanto, por mais que os pais tenham conhecimento da importância de uma boa alimentação, as crianças, por vezes, acabam tornando-se resistentes aos bons hábitos, e é nesse momento que surge na mente dos pais e responsáveis a dúvida acerca do que fazer.

Visando auxiliar os pais nessa importante missão, traremos na sequência algumas dicas que podem ser extremamente úteis no momento de educar o filho do ponto de vista alimentar.

Veja como fazer seu filho comer bem

como-fazer-seu-filho-comer-bem

Proporcionar o engajamento da criança na cozinha

Publicidade

É comum que durante o preparo da refeição os pais prefiram que as crianças fiquem distantes a fim de não ser atrapalhados por elas, o que tende a ser um erro, visto que essa seria uma boa oportunidade para fazer a criança tomar gosto tanto pelo ambiente quanto pelos alimentos.

A dica aqui é criar o engajamento da criança na cozinha durante o preparo dos alimentos, em caso de filhos ainda com pouca idade o ideal é pedir a eles que auxilie durante as lavagens dos alimentos ou mesmo misturar alguns ingredientes que não ofereçam risco ao mesmo, a tendência é que participando do processo de produção a criança se sinta também mais estimulada a se alimentar.

Evitar a pressão para que os filhos comam

Publicidade

De acordo com estudos divulgados recentemente, a atitude dos pais em querer forçar a criança a se alimentar quando esta afirma não querer mais é também um erro grave, isso porque a tendência é que a criança goste ainda menos do alimento. Na tentativa de fazer os filhos comerem, muitos pais acabam oferecendo recompensas e regalias propondo que o alimento seja consumido em sua totalidade, entretanto, mesmo nesses casos a criança acabará não gostando do alimento.

Ao invés de insistir para que as crianças comam, o ideal é mostrá-las, através de gestos, o quanto o alimento está bom, colocando-os à mesa e encorajando os pequenos a experimentar.

Evitar guloseimas

Muitos pais na tentativa de não oferecer guloseimas aos filhos em horários não apropriados, acabam deixando-as escondidas e o fato é que, por mais inacessíveis que sejam esses esconderijos, as crianças podem acabar encontrando-as e fazendo um verdadeiro “inferninho” para conseguir comê-las. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos deu conta de que crianças que possuem acesso a guloseimas podem comer até três vezes menos esse tipo de alimento que aquelas que sabem que elas estão escondidas.

Como é sabido que a ingestão de guloseimas em excesso ou horários inapropriados podem trazer consequências à saúde da criança, o ideal é que esse tipo de alimento só seja colocado em casa nos finais de semanas ou ocasiões muito específicas.

INOVAR NO CARDÁPIO E NA EXPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS

Sabidamente é de grande importância para a saúde da criança a ingestão de frutas, verduras, e legumes, entretanto, a tarefa de fazer as crianças gostarem desse tipo de alimento não é das mais simples e é por isso mesmo que inovação precisa ser a palavra de ordem na hora de compôr o prato.

De acordo com estudiosos, é importante tentar oferecer um tipo de alimento à criança de pelo menos sete vezes distintas, para só então descartar tal alimento do cardápio. A dica aqui então é simples, como para um alimento conquistar a criança é preciso primeiro criar uma boa resposta aos olhos, o ideal é preparar pratos bem vistosos e, se possível, criar até mesmo rostos e personagens para cativar as crianças.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: