Topo

Brincadeiras antigas para fazer com o seu filho

Publicidade
Comente

A maioria das crianças de hoje em dia não querem mais saber das velhas brincadeiras que exigiam esforço físico, nem de sair para fora de casa. Hoje a maioria delas consegue se divertir mais com um videogame e uma conexão com a internet. Mesmo assim, cabe aos pais conseguir tirar eles da frente da televisão e incentivar a fazer algumas brincadeiras novas. Afinal de contas, a maioria das crianças acabam sendo movidas pelo que está mais perto e o que está na moda, mas isso não quer dizer que elas não se divirtam depois que as brincadeiras começarem.

Relembre algumas das brincadeiras antigas para serem brincadas com o seu filho:

Amarelinha

brincadeira-amarelinha

Esta é uma das brincadeiras mais clássicas e conhecidas do mundo inteiro. De acordo com alguns registros históricos, ela já era brincada por crianças na Roma Antiga. Consiste naquele velho desenho onde as crianças precisam pular nos quadrados até chegar ao céu. Além de ajudar no raciocínio, ajuda ainda também na hora de estimular o equilíbrio.

Cabra-cega

brincadeira-cabracega

Essa brincadeira consiste em vendar uma pessoa que terá como principal objetivo capturar outros adversários dentro de um ambiente limitado. Esta brincadeira, em alguns lugares, também pode ser chamada de Gato Mia. É uma brincadeira que também ajuda muito no desenvolvimento de alguns sentidos das crianças, como localização, sentido de tempo e espaço, dentre outros elementos que são melhorados com a brincadeira. Em algumas variações da brincadeira a pessoa que está vendada, ao pegar alguém, precisa adivinhar o nome da pessoa, o que torna ainda mais interessante.

Corda

brincadeira-pular-corda

Brincar de corda também pode ser um excelente exercício para as crianças e também para os adultos, que poderão perder algumas boas calorias pulando corda. Ela pode ser brincada tantos sozinha como também em grupo, o que torna a atividade ainda mais divertida. Para brincar, basta ter uma corda grande, em torno de uns 3 metros.

Dança da cadeira

brincadeira-danca-da-cadeira

Este é outro clássico, principalmente em festas infantis, mas que pode ser brincado também em casa, sem problema algum. Basta colocar uma série de cadeiras no centro enquanto que o grupo gira em torno dela, geralmente embalados por uma música. O número de cadeiras sempre deve ser menor do que a quantidade de participantes da brincadeira. Quem não conseguir sentar está fora e o último que sobrar é o campeão.

Taco

brincadeiras-taco

Este é um esporte muito comum de rua, principalmente entre os meninos, que apesar de não existir um conjunto de regras fixas e oficiais, acaba sendo conhecido em boa parte do país. Para jogar, geralmente se formam dois times, cada um sendo composto por duas pessoas. Os que estão com o taco precisam proteger sua “casa” (geralmente feita por um objeto como tijolo ou garrafa), e deve acertar a bola mandando ela para mais longe possível para conseguir pontuar. O objetivo do outro time é acertar a casinha do adversário com a bola para conseguir pegar os tacos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: