Topo

7 dicas para os pais ajudarem os filhos no retorno às aulas

Saiba como auxiliar neste que é sempre um momento delicado da vida dos pequenos.
Publicidade
Comente

O momento de retorno às aulas sempre é considerado como um momento bastante complicado na vida das crianças e dos adolescentes. Mesmo para aqueles que acabam não demonstrando a sua preocupação acabam sentindo uma certa ansiedade. Afinal de contas, muitas coisas mudam no começo de um ano escolar, ainda mais quando os jovens estão entrando em um novo ciclo.

7 dicas para os pais ajudarem os filhos no retorno às aulas

Com isso, os pais também tendem a se preocupar bastante com o que os filhos sentem e tentam ajudar não apenas neste começo, mas também em todo o processo de aprendizado. O problema é que muitos especialistas alertam que esta ajuda deve ser sempre oferecida com um certo cuidado.
Existe toda uma metodologia que as escolas possuem para ensinar as crianças e os adolescentes. E não estamos falando apenas das escolas privadas. Existe também um trabalho muito sério com as instituições públicas para que todos os agentes estejam devidamente alinhados para oferecer uma educação de qualidade para os filhos.

Existe um meio termo importante que deve ser buscado entre o apoio que os adultos precisam oferecer para os jovens e também o entendimento sobre a melhor forma de ensinar os estudantes.

Confira algumas dicas importantes para ajudar os jovens neste começo de não escolar:

Não substitua o professor

Publicidade

Dentre os principais papeis dos pais  quando estamos falando da educação formal dos estudantes está o de estabelecer rotinas e regras para que eles levem à sério os estudos, fazendo os trabalhos de casa,  ou ainda estabelecendo uma rotina de estudos para que eles se preparem para provas, exames e afins. Mas o papel de ensinar ainda deve ser algo desempenhado pelo professor.

Faça com que o jovem tenha uma rotina

Este é um dos papeis mais importantes de um pai na vida de um aluno: ajudar com que ele estabeleça uma rotina de estudos que permita com que eles passem pelo menos um tempo todos os dias diante dos livros e exercícios. Somente assim eles vão acabar conseguindo incorporar o hábito para continuar estudando.

Participe dos momentos de estudos

Os pais também podem participar destes momentos dos estudos, sendo que isso costuma ser muito útil até mesmo para as crianças que estão estabelecendo essa rotina. Mas é importante salientar que essa participação não deve ser de protagonismo, e sim mais como um acompanhamento e oferecendo um determinado suporte, caso realmente seja necessário.

Não queira resolver as tarefas

Publicidade

Por mais que muitos pais acabem querendo tomar esse fardo para si em determinados momentos, especialmente quando eles percebem que os filhos estão com alguma dificuldade, é fundamental que os pais não tomem a responsabilidade de fazer as tarefas por conta própria. Isso apenas vai atrapalhar o estudante, pois em determinado momento ele terá que provar que entendeu o conteúdo.

Participe da vida escolar

Muito mais do que apenas participar do momento em que os estudantes estão fazendo suas tarefas dentro de casa ou estudando  sobre um determinado tema, os pais também devem sempre se mostrar disponíveis para participação da vida escolar de uma forma geral dos jovens estudantes. É importante conhecer os professores, a equipe diretiva, estar ciente das atividades extras oferecidas e sempre atender aos chamados e também as convocações.

Cobre os prazos

Alguns pais acabam tendo uma ideia equivocada de que não podem cobrar os seus filhos para que eles criem uma responsabilidade para com a vida. Mas  na vida as pessoas são cobradas o tempo todo, nos seus mais variados momentos. Por conta disso, os pais devem realmente cobrar que os pais entreguem todas as tarefas dentro de um cronograma estabelecido pela escola e pelos professores. Desta forma, os jovens já vão se acostumando com o que realmente vai acontecer quando eles chegarem na vida adulta.

Busque reforço

Caso os pais identifiquem que os alunos estão tendo problema em uma determinada área ou com um determinado assunto, é muito importante buscar e oferecer reforços. Além das aulas particulares, muitas instituições de ensino contam ainda com projetos ou aulas extras para os alunos que estão enfrentando alguma dificuldade. Isso deve ser feito o mais rápido possível para que o aluno não sofra com acumulo de matéria.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: