Topo

6 dicas para lidar com ansiedade pré-parto

Saiba como trabalhar com os sentimentos nos momentos que antecedem a chegada do bebê.
Publicidade
Comente

A gestação, por si só, já pode ser considerada como um grande mix de emoções para a grande maioria das mães, especialmente aquelas de primeira viagem. São diversas novidades que vão acontecendo com o seu corpo na medida que o bebê vai se desenvolvendo. Mas, na medida em que o momento do parto vai se aproximando, estes sentimentos tendem a se intensificar.

6 dicas para lidar com ansiedade pré-parto

Muitas futuras mães acabam sofrendo muito com crises de ansiedade, e são diversos os motivos que explicam este estado de saúde mental. Antes de mais nada, as mães ficam ansiosas em função da chegada da criança em si, já que ela está gerando uma nova vida que tende a mudar muito da sua rotina e do que era conhecido como a sua vida até aquele momento.

Mas também existe muita ansiedade com relação ao momento do parto de uma forma geral. Afinal de contas, são muitas as mães que acabam ficando com muito medo deste momento. E tudo isso vai causando uma tensão que, se for trabalhada ao longo das semanas, tende explodir em um determinado momento. Por isso, é sempre muito importante para as mães de primeira viagem começarem a tomar algumas medidas e dar atenção para esta ansiedade.

Publicidade

Confira algumas dicas que podem amenizar este sentimento com a proximidade do parto.

Exercite o assoalho pélvico

Se preparar para o momento do parto tende a ajudar muito a controlar a ansiedade. Pois como este acaba sendo um dos maiores medos que a mulher acaba tendo, determinados tipos de exercícios localizados tendem a ajudar a fazer com que elas se sintam mais confiantes para o momento, fazendo com que a ansiedade esteja mais controlada. Uma forma de preparo é exercitar o assoalho pélvico. Isso pode ser feito com uma série de exercícios focados na região. Caso a mãe tenha dúvidas de como fazer, a dica é procurar um fisioterapeuta especializado no assunto.

Deixe tudo pronto

Muitas pessoas acabam tendo um sentimento de tranquilidade ao conseguir se dar conta de que tudo está preparado para este momento do parto. Por isso, é muito importante que as mulheres comecem a trabalhar nestes preparos, deixando a sua mala da maternidade feita, iniciando os preparativos, conversando com as pessoas, fazendo listas do que deverá acontecer no dia, etc. Mesmo que os planos não saiam de acordo com o planejado, apenas fazer o planejamento já ajuda a acalmar a mente.

Faça atividades físicas

Publicidade

Lembre-se sempre que a gravidez não pode ser considerada como uma doença, salvo os casos em que a mulher está tendo complicações. Em situações normais, as pessoas podem realmente fazer qualquer coisa que ela faria no dia a dia, incluindo atividades físicas. E essas atividades acabam realmente ajudando muito no controle da ansiedade. Por isso, é muito importante adotar uma prática de esporte que faça com que tanto o corpo quanto a mente de acalme um pouco.

Converse com o médico obstetra

Conversar com o médico sempre é muito importante, e isso faz com que a mulher passe um recado para sua mente, de que tudo está sendo planejado e que tudo vai acontecer da maneira correta. O médico sempre é um profissional com experiencia na área que vai guiar as mães pelos melhores caminhos, especialmente para conseguir acalmar a mente das mais inquietas. Estes profissionais podem, nos casos mais complicados, encaminhar também para outros profissionais complementares.

Descanse bastante

Nos dias que antecedem, é importante dar um foco maior no descanso. A maioria das grávidas acabam não conseguindo dormir muito bem durante a noite, especialmente em virtude da barriga maior. Por isso, pode ser importante aproveitar alguns momentos livres do dia para descansar sem culpa, tirando pequenos cochilos ao longo da manhã e da tarde. Vale ressaltar que nestas semanas o corpo acaba transferindo grande parte da sua reserva de energia para o parto, e isso também faz com que elas sintam mais sono.

Converse com outras mães

Não deixe também de conversar com aquelas que já passaram pela experiencia. Mas não converse com foco apenas em se comparar, mas sim apenas para coletar mais informações para criar a sua própria forma de lidar com estes dias que antecedem o parto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: