Topo

Shoppings pedem ajuda federal para combater "rolezinho"

Publicidade
Comente

O movimento de ocupação dos shoppings que está acontecendo no Brasil inteiro, chamado de “rolezinhos”, está preocupando as associações dos lojistas e também dos donos dos shoppings. A Alshop anunciou que vai pedir ajuda do governo federal para que este tipo de ocupação seja suspensa nestes centros de compras.

A Associação está muito preocupada com o aumento dos prejuízos nas lojas do Brasil inteiro com o aumento dos “rolezinhos”, movimento que está sendo organizado especialmente pelas redes sociais. Até o momento, alguns shopping estão conseguindo, de forma individual, fechar as suas portas para impedir que uma grande concentração de jovens entre no shopping de uma vez só.

A Associação também declarou que outro motivo de preocupação é o fato que esta concentração de jovens acabam perturbando os consumidores que estão deixando de ir até os shoppings com medo.

Publicidade

Por outro lado, a organização dos eventos que estão sendo promovidos pelos jovens nas redes sociais dizem que eles querem apenas se divertir no shopping, dançar, namorar e passear dentro das instalações.

De acordo com o comunicado que foi emitido pela organização, eles vão entrar em contato com a Presidência da República para tentar uma reunião para tratar dos problemas. Eles declararam também que vão sugerir que a presidente Dilma chame para negociar com as lideranças dos movimentos, se realmente forem encontradas estas lideranças.

O presidente da Associação deixou ainda mais claro a sua posição sobre os movimentos, dizendo que eles acreditam que este tipo de convocação deve ser proibido, e caso as pessoas sejam menores de idade, o presidente acredita que os pais destes jovens deveriam ser responsabilizados. Nabil Sahyoun também acredita que o poder público deve disponibilizar mais policiamento e punição aos organizadores dos “rolezinhos”.

Publicidade

“Se você tem uma casa e alguém a invade, vai fazer algo para não acontecer novamente. Vamos levar até as ultimas consequências a questão da inoperância. A lei está a nosso favor.”

Saiba mais sobre os movimentos chamados “roelzinhos”

shopping-pedem-ajuda-federal-contra-rolezinho

Os movimentos sociais conhecidos como “rolezinhos” é o encontro de jovens que se reúnem para entrar em um shopping de grande circulação. Os encontros são marcados pelas redes sociais, especialmente pelo Facebook, em eventos marcados onde as pessoas acabam confirmando a sua participação.

Segundo os participantes, o movimento tem apenas como intuito reunir uma grande quantidade de jovens para se divertir. Já os lojistas e também as administrações dos shoppings afirmam que eles se reúnem para tumultuar os centros de compras e também para promover furtos e roubos.

De acordo com a atual constituição do Brasil, no artigo 5º, existe uma garantia do direito à propriedade, e por serem privados, os shopping poderiam restringir a entrada dos jovens nas suas dependências.

Já de acordo com o artigo 41 da lei de contravenções, qualquer ato capaz de produzir tumulto pode gerar prisão ou multa. Portanto, estas duas leis são utilizadas pelos lojistas para embasar os recursos que estão sendo solicitados para impedir estes movimentos.

O artigo 5º da constituição também prevê o direito de liberdade de manifestação, o que acaba sendo utilizado a favor das pessoas que defendem o movimento. Além disso, também existem leis que podem caracterizar o impedimento da entrada dos jovens nos shopping como preconceito.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: