Topo

Dia dos namorados: Origem e variações culturais

Publicidade
Comente

Sabidamente o dia dos namorados é uma data mágica para os casais apaixonados que vislumbram a oportunidade de presentear e demonstrar seu amor através de pequenos gestos. Entretanto, o que poucos sabem é a origem dessa data tão difundida em todo o mundo e nem mesmo como veio a ser comemorada também no Brasil. Por isso, nesse artigo, traremos algumas informações úteis nesse sentido e curiosidades a respeito dessa data tão especial, confira:

Dia dos namorados: Origem e variações culturais

origem-dia-dos-namorados

Origem do dia dos namorados no mundo

Muitos provavelmente já sabem, mas vale a pena ressaltar aqui que, em outros Países, como por exemplo, os Estados Unidos, o dia dos namorados é, na verdade, chamado de “Valentine’s Day” que traduzido para o português fica algo como, “Dia de São Valentim” e o significado desse dia está diretamente relacionado com o que se considera o dia do amor em terras norte-americanas.

Para entender o significado do Valentine’s Day, é necessário ir um pouco além e recorrer à história da Roma antiga em seu período imperial. Segundo a história, Cláudio II, imperador na época, havia baixado um decreto proibindo que durante os tempos de guerra fossem realizados casamentos, a justificativa era a de que os homens sem compromissos amorosos supostamente se saíam melhor durante as batalhas que os casados, entretanto, esse decreto não foi seguido por determinado bispo, conhecido na igreja católica como Bispo Valentim, que ,mesmo às escondidas, continuava realizando casamentos e unindo os jovens apaixonados, inclusive tendo ele próprio se casado durante tal período.

Embora o Bispo tivesse conseguido realizar diversos casamentos durante um considerável período, o mesmo acabou sendo encarcerado e condenado à morte, e no dia 14 de Fevereiro do ano 270 foi consumada sua sentença. Diante desse fato a igreja católica reconheceu o Bispo como um herói que lutou pelo amor, e isso no decorrer do tempo levou alguns países a comemorar no dia 14 de Fevereiro o dia de São Valentim, que corresponde ao que no Brasil é chamado de Dia dos Namorados.

Origem do dia dos namorados no Brasil

Existe, até certo ponto, divergência sobre a essência do dia dos namorados no Brasil. Alguns defendem que está mais relacionada ao dia de São Valentim a exemplo da maioria dos Países do mundo, outros ainda defendem a ideia de que a data está mais relacionada ao Frei Fernando de Bulhões de Portugal, que ficou conhecido como Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, que é homenageado na data de 13 de Junho, um dia depois do dia dos namorados.

O Fato é que, aparentemente, ambas as teorias podem ser verídicas e estar relacionadas entre si, se observadas às circunstâncias do surgimento da data no Brasil, que foi introduzida pelo empresário e publicitário João Dória (Pai do atualmente famoso publicitário João Dória Jr.

Segundo ao que se tem notícias, João Dória trabalhou para criar a data do dia dos namorados devido à solicitação de um cliente que necessitava de uma estratégia para poder alavancar seu comércio no mês de Junho que, até então, era um dos períodos do ano menos lucrativos do comércio. Atendendo seu cliente, o publicitário então considerou trazer a ideia do dia de São Valentim, que já era sucesso no mundo. Entretanto, havia necessidade de adaptação quanto à data e a data escolhida foi dia 12 de Junho por ser véspera do já mencionado, dia de Santo Antônio.

As variações culturais do dia dos namorados

Nos Estados Unidos, o Valentine’s Day vai além de troca de presentes entre namorados,  envolvendo a troca de doces e guloseimas de fabricação caseira entre vizinhos, amigos, e parentes por quem se tem carinho especial. No Japão o dia é dividido em duas datas distintas, uma na qual exclusivamente as mulheres presenteiam seus parceiros com suas iguarias e em outra data somente os homens preparam presentes especiais para entregar às suas amadas. No Brasil, tradicionalmente, o dia se tornou uma data especial para presentear e surpreender a pessoa amada de maneira especial.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: