Topo

20 curiosidades sobre o vinho

Comente

O vinho é uma das bebidas mais refinadas do nosso tempo, cuja história dura mais de 8 mil anos. Obcecados por poesias,as festividades cristãs mais significativas, sem uma garrafa de bom vinho, hoje não há uma única festa familiar. Mas o que sabemos sobre a história e as tradições de usar essa bebida, que está associada a tantos fatos interessantes? Vamos entender juntos.

20 curiosidades sobre o vinho

  1. Até hoje, o vinho é feito em todos os continentes da terra, exceto na Antártida, com seu clima rigoroso. Uma garrafa leva cerca de 1,3 kg de uvas, enquanto uma tonelada de bagas doces processadas equivale a quase 60 caixas de vinho.
  2. A cor vermelha ou branca da bebida é dada não pela variedade de uva, mas pela casca, que contém o pigmento de coloração necessário. Para se livrar da sombra saturada, basta utilizar a pele.
  3. O cheiro de vinho jovem em círculos conhecedores é geralmente chamado de "aroma", porque não deixa um longo e agradável final de boca. O cheiro do vinho envelhecido é chamado de "bouquet".
  4. Existe um tipo especial de vinho de sobremesa - "ice", que é feito de uvas naturalmente congeladas. E como é difícil alcançar esse efeito por natureza, a garrafa pode custar verdadeiros conhecedores de até US $ 50.
  5. Apesar das críticas ativas às bebidas alcoólicas, o vinho de qualidade é recomendado para fins terapêuticos, pois reduz o risco de AVC em 35%, melhora a função vascular e também previne o desenvolvimento de doenças neurológicas e demências senis.
  6. O organismo feminino lida pior com a dedução de produtos de decaimento alcoólico devido à falta de enzimas necessárias na mucosa. É por isso que as mulheres ficam bêbadas às vezes mais rápido, e nos dias da Roma Antiga, geralmente eram proibidas de tocar vinho sob ameaça de morte.
  7. O grau mais popular de vinho branco é o Chardonnay favorito de todos, que admira milhares de fãs com um sabor frutado-oleoso especial com notas de madeira de carvalho. Esta variedade é despretensiosa, ótima para a sobremesa, exalando aromas de pêra, cítricos e pêssegos.
  8. Na Europa, o chamado vinho, dependendo da geolocalização, onde as vinhas - Montrachet, Borgonha, Champagne, Bordeaux, Provence, Córsega. Enquanto todos os outros países seguem a classificação em honra de castas - Cabernet, Merlot, Shiraz, Pinot Noir, e assim por diante ..
  9. Para abrir o vinho não oxida, é aconselhável manter numa posição horizontal na qual o tubo é humedecida pelo conteúdo do frasco, e, portanto, não vai ser capaz de perca de oxigénio.
  10. As regras da etiqueta ensinam a usar o vinho em copos especiais com bordas internas curvas que reterão o aroma da bebida, aumentando o prazer dos convidados. Mantenha o copo só deve estar no pé, de modo a não aquecer o recipiente com o calor da palma e não estragar o sabor.
  11. O melhor lugar para armazenar o vinho - escuro lugar fresco (adegas, mas não refrigerador), uma vez que esta bebida insidiosa e facilmente perder o sabor a um muito alto diferença de temperatura.
  12. Ao contrário de equívocos comuns, o sommelier não aprecia o sabor do vinho, é responsável por armazená-lo e fornecer o cartão de vinho ao cliente. A avaliação do solo, do processo de produção e do produto final recai sobre os ombros dos enólogos, muitas vezes mulheres, cujas papilas gustativas são muito mais sensíveis do que os homens.
  13. Tradição copos de vinho clink - um tributo à Idade das Trevas, quando os nobres para si segurar possível envenenamento, espirrando um pouco de bebida a partir do vidro nos copos de seus convidados.
  14. Somente em restaurantes de cozinha vietnamita você pode saborear um tipo especial de vinho com o sangue de uma cobra, que de acordo com as crenças populares aumenta a potência masculina. Enquanto no Canadá eles são refinados de uma maneira diferente - ao invés de uvas eles usam tomates fermentados reais.
  15. Em 2012, os chilenos lançaram um lote especial de vinho de meteorito para admiradores da astronomia - o Cabernet Meteorito. Alegou-se que durante a fermentação de uvas participou representante do cinturão de asteróides de Júpiter em si, que é mais de 4 bilhões de anos.
  16. Para os fãs de gostos específicos, os chineses lançaram duas variedades de vinho especialmente "extraordinárias" - feitas de arroz e genitais de animais, bem como de ossos de tigre. O custo de coleta de garrafas no céu, dado que hoje é declarado ilegal.
  17. O príncipe Charles, em sua frota, tem a Aston Martin, que opera com combustível a partir do vinho - bioetanol, que é considerado 85% mais ecológico.
  18. A garrafa de vinho mais cara foi vendida a um colecionador americano desconhecido, que lhe ofereceu US $ 350 mil para apoiar a empresa de caridade. By the way, o vinho era relativamente jovem e não tinha prêmios pendentes.
  19. O vinho mais antigo foi encontrado no local de escavações arqueológicas no sarcófago de um nobre romano, a idade da garrafa era de cerca de 1700 anos. A exposição está agora guardada no museu do Palatinado, na Alemanha.
  20. Na competição pelos melhores vinhos do mundo, que pode ser equiparada ao Prêmio Nobel entre os vinicultores, em 2017, a California Harlan Estate, do Napa Valley, venceu. Deve-se notar que a comissão de avaliação incluiu mais de 7 mil profissionais de 105 países em todo o mundo. E esta é uma vitória verdadeiramente merecida.



Comentários (1) Postar um Comentário

David comentou:

Que tradução horrível! Que tal revisar o artigo antes de publicar? Não basta aplicar o translate.


Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: