Topo

Suplemento de testosterona não é o 'elixir da juventude': os perigos do uso sem prescrição

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação em geral! Suplemento de testosterona não é o 'elixir da juventude': os perigos do uso sem prescrição
Comente

Conheça os perigos do uso sem prescrição: suplemento de testosterona não é o ‘elixir da juventude’! Existe um determinado momento na vida do homem no qual ele começa a se sentir pra baixo, cansado, mal humorado e até mesmo apático, e é de olho nessa fase masculina que algumas empresas tem trabalhado.

Muitas delas comercializam produtos que prometem melhorar a aparência e promover verdadeiros milagres no dia-a-dia do homem, entretanto, nem sempre esse é o melhor caminho. Embora os anúncios em comerciais de TV acerca de produtos milagrosos sejam comuns em Países como Estados Unidos e mais recentemente até mesmo no Brasil, o fato é que, segundo especialistas, o que geralmente é vendido aos homens em forma de produto, nada mais é que doença de manifestação a longo prazo.

Suplemento de testosterona não é o ‘elixir da juventude’: os perigos do uso sem prescrição

Suplemento de testosterona não é o 'elixir da juventude'

Publicidade

Um dos produtos que tem sido amplamente exposto pelas publicidades de Tv, são aqueles à base de testosterona, indicados para homens considerados como “Baixa T”, ou seja, aqueles que estão com baixos índices hormonais, casos que tem sido cada vez mais comuns.

Devido à popularidade desse tipo de problema, a ‘síndrome de baixa testosterona’ até ganhou um site próprio, que é o “isitlowt.com”, desenvolvido pela empresa farmacêutica Abbvie.

Nesse site, os homens podem avaliar o estado da testosterona respondendo a um ‘Quiz’ com perguntas do tipo, você se sente bem como esta? Anda se sentindo triste ou mal humorado? Dentre outras. Na meia idade é normal responder sim para esse tipo de pergunta, e quando isso acontece em mais de 50% do Quiz a pessoa é orientada a procurar ajuda médica.

Publicidade

Apesar de a indústria farmacêutica a do bem estar em alguns casos tentarem vender os suplementos de testosterona como uma ‘solução empacotada’ para o problema, o fato é que segundo especialistas esse tipo de produto não é exatamente o ‘elixir da juventude’, podendo inclusive, trazer riscos a quem abusa do uso ou o faz sem prescrição médica.

De acordo com as pesquisas recentes, o número de prescrição de suplementos de testosterona, aumentou de forma surpreendente. Mas há uma preocupação por parte dos profissionais da saúde de que o consumo desse medicamento esteja sendo feito de forma exagerada e que seus efeitos possam ser nocivos à saúde.

Leia também:

Mercado de venda do suplemento de testosterona

Diferente do que ocorre no Brasil, nos Estados Unidos o marketing direto de produtos farmacêuticos são permitidos legalmente, pelo que, são oferecidos às pessoas os mais variados tipos de drogas.

De acordo com os dados de 2011, o número de receitas médicas com testosterona indicado para homens de meia idade triplicou. Os dados atuais indicam ainda que cerca de 1,7 milhões dos usuários fazem o uso sob orientação médica.

O que os pesquisadores tem buscado entender recentemente é se esse é de fato um tipo de problema que deve ser tratado, já que antigamente a ‘Baixa T’ era conhecida simplesmente como envelhecimento natural.

Alguns médicos concordam que alguns homens realmente necessitam desse tipo de tratamento, mas, a maioria acredita que esses são apenas casos isolados como, por exemplo, em homens com doenças genéticas, ou com testículos que não produzem o hormônio.

Motivos da queda da Testosterona nos homens

Uma das principais causas da queda da testosterona é o envelhecimento, pois, a partir dos 40 anos a produção de testosterona no corpo masculino tende a cair. Além disso, existem também outros fatores capazes de contribuir para com a queda do hormônio, passar um noite em claro, por exemplo, fará com que o homem provavelmente tenha reduzido seu nível de testosterona no dia seguinte.

Efeitos colaterais com o tratamento com suplementos a base de testosterona

Pacientes e muitos médicos concordam que o uso de testosterona em forma de suplementos faz com que o paciente se sinta bem melhor. Apesar disso, vale alertar que alguns médicos acreditam que assim como ocorre no tratamento hormonal feminino, a suplementação de testosterona também oferece riscos à saúde, podendo o homem ficar vulnerável a doenças tais como câncer, derrame, ataque cardíaco, dentre outras.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: