Topo

SP tem casos com os 4 quatro tipos de dengue! Veja sintomas e como se prevenir

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! SP tem casos com os 4 quatro tipos de dengue! Veja sintomas e como se prevenir
Publicidade
Comente

A população de São Paulo tem enfrentado uma enorme epidemia, com os quatro tipos do vírus da dengue. Segundo informações, os vírus vêm circulando tanto pela região metropolitana quanto pelas cidades vizinha da grande São Paulo. Os levantamentos são baseados nas pesquisas do Instituto de Ciências Biomédicas ICB da Universidade de São Paulo, a USP.

A origem da palavra “dengue” é espanhola e significa “manha”, ou seja, o nome diz respeito referente ao estado de moleza em que a pessoa fica quando contaminada com o vírus. A doença, que é transmitida pelo mosquito conhecido pelo nome de Aedes Aegypti, pode ser identificada através de quatro vírus distintos, identificados como DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

SP tem casos com os 4 quatro tipos de dengue! Veja sintomas e como se prevenir

Mosquito Aedes Aegypti

Publicidade

O professor do Departamento de Microbiologia, Paolo Zanotto afirma que essa é a primeira vez que o estado de São Paulo passa por condições dessa natureza. Dentre os maiores riscos destaca-se o da mudança do perfil epidemiológico, que agravou os índices da doença e aumentou as infecções em crianças.

A situação  do estado de São Paulo tem sido considerada como sendo a mesma da Ásia, pelo fato de ter em circulação os quatro tipos conhecidos da dengue. De acordo com as pesquisas recentes, os Países asiáticos são os que tem registrado alguns dos casos mais graves da doença, como por exemplo, a dengue hemorrágica.

Para que os diferentes tipos do vírus da dengue fossem identificados, uma equipe recolheu 1,3 mil amostras de sangue de pacientes que estavam com suspeita de dengue nos municípios do Guarujá, no litoral sul, e Jundiaí, na região de Campinas.

Publicidade

A partir dessa coleta a análise passou a ser realizada, inicialmente em 800 amostras. Durante o processo, foi detectado que o vírus encontrado no município de Jundiaí era semelhante ao encontrado em Guarujá, o que deixou bem claro que o vírus pode estar passando de um lugar para o outro.

Segundo o pesquisador, mesmo que a pesquisa tenha sido feita apenas no estado de São Paulo, é muito provável que situação similar possa estar ocorrendo em outros Estados Brasileiros. A tese ganha mais força ainda devido à existência comprovada do sorotipo 4 na Amazônia, que inclusive, pode perfeitamente já ter atingido outros Estados.

Leia também:

Os índices do vírus da dengue em São Paulo são alarmantes

Se comparados com os registros de casos de dengue no ano passado, os casos da doença nesse ano quase que triplicaram no Estado de São Paulo. De acordo com a divulgação do levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, os casos de dengue registrados na região foram de 6.896, sendo que no mesmo período do ano passado haviam sido registrados apenas 1.794 casos. O número já chega a ser superior ao registrado durante todo o ano de 2013, já que ao todo foram apenas 2.617 casos de dengue na região Paulista.

Municípios com maiores incidências de dengue em São Paulo

Alguns dos municípios de São Paulo se destacaram por ser os que mais casos registraram até o momento, a lista inclui as cidades de Campinas, Americana, Jaú , e Votuporanga. Segundo o Governo Paulista, dos 645 municípios no Estado de São Paulo, apenas 267 ainda não registraram nenhum caso da doença nesse ano.

O último boletim epidemiológico que o Ministério da Saúde divulgou foi feito com base nas primeiras 18 semana deste ano, o levantamento aponta cerca de 394.614 casos de dengue em todo pais.

Os maiores índices da doença estão registrados no sudeste do país, onde foram registrados 225.401 casos, o que representa 57,1%. Em segundo lugar fica a região centro-oeste com 79.998 casos registrados,  enquanto que o nordeste teve 35.625 casos. O sul com 31.291 casos e o norte com 22.299 são as regiões com menores índices da doença.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: