Topo

Saiba qual é a hora certa de procurar um cardiologista

Comente

Muitas pessoas acreditam que somente idosos precisam se preocupar com problemas no coração. Geralmente as consultas aos especialistas cardiologistas começam apenas na segunda metade da vida. Mas, cada vez mais, os médicos estão recomendado que estes especialistas comecem a ser visitados mais cedo.

Dentre os fatores que acabam antecipando a visita ao médico do coração está a vida moderna de uma forma geral. As pessoas estão se alimentando cada vez pior, tendo pouco tempo para fazer atividades físicas e ainda vivendo o stress do cotidiano. Todos estes problemas podem acabar se tornando uma grande bomba relógio para o coração.

Saiba qual é a hora certa de procurar um cardiologista

Existem até mesmo especialistas que defendem que os primeiros exames cardiológicos devem ser feitos antes mesmo do nascimento, quando o bebe ainda está sendo gerado na barriga da mãe.

Veja também:

Com os recursos atuais, é possível realizar, ainda durante a gestação, a avaliação cardiológica não apenas da mãe, mas também da criança. O ecofetal pode diagnosticar cardiopatias muito graves e em algumas situações é possível tratar o bebê ainda no útero ou nos primeiros dias de vida, realizando procedimentos sob o coração para corrigir ou melhorar o prognóstico da doença. E veja, isso pode acontecer com qualquer um, mesmo sem histórico familiar. A recomendação é que a gestante faça esse exame com cerca de 20 semanas, quando o feto já está mais formado.

Outro momento importante para fazer uma avaliação cardiológica é antes de engravidar. Portanto, as mulheres que nunca fizeram nenhum tipo de exame dessa natureza e que está se preparando para ter o seu primeiro filho deve visitar um cardiologista para fazer uma avaliação geral de como está sua saúde naquele momento.

De uma forma geral, para as pessoas que não apresentam os indícios de problemas do coração mais evidentes, existem algumas recomendações atualizadas em relação as primeiras consultas do coração.

No caso das mulheres, se elas não tiverem histórico de doença coronária na família, tabagista, que tem hipertensão e diabetes, a recomendação é que as primeiras visitas podem ser feitas a partir dos 40 anos. Caso tenha histórico, a partir dos 30 anos já devem ser feitas as primeiras visitas. No caso dos homens saudáveis, a partir dos 35 anos já da pra começar a verificar a saúde do coração.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: