Topo

Saiba o que fazer quando o ouvido está entupido

Comente

O ouvido conta com glândulas sebáceas que são responsáveis por produzir o cerume. A cera de ouvido, ou cerume contam com características como por exemplo um ph ácido, este que serve principalmente para proteger o ouvindo contra poluentes e microorganismos. Ele poderá se
acumular no canal auditivo a ponto de obstruir todo o canal auditivo formando assim uma rolha, o que impede que o som atinja a membrana timpânica e automaticamente o entupimento do ouvido.

É muito comum que pessoas acreditam que possuem uma produção em excesso de cerume, o que ocorre na maioria das vezes é que a utilização frequente de cotonetes acaba removendo em excesso o cerume, e o organismo compreende que precisa aumentar a sua produção.
O processo de entrada de água com frequência é algo que poderá ser responsável por formar as rolhas no ouvido.

Saiba o que fazer quando o ouvido está entupido

Não existem recomendações específicas para banhistas por exemplo, apenas que deverão evitar ficar mergulhados em água por períodos prolongados.
O interessante nesta situação é procurar por ajuda de um profissional e avaliar o problema. Outro ponto importante é que a pessoa não deverá tentar inserir objetos ou mesmo cotonetes para tentar desobstruir o ouvido, na maioria das vezes este ato apenas contribui para o deslocamento
da rolha de cerume mais para dentro do canal auditivo, além do grande risco de ocorrerem traumas no canal.

Nas situações recorrentes é importante que ocorra uma avaliação de um profissional para destacar os processos locais, ou até mesmo possíveis tumores ósseos no canal auditivo, que possam por isto gerar algum tipo de bloqueio no processo de limpeza do ouvido.

Como fazer uma boa limpeza no ouvido?

Saiba que o canal auditivo conta com um mecanismo de auto limpeza, eliminando assim o excesso de cerume produzido. Com isto a forma recomendada de higiene é somente limpar a parte externa, o que chamamos de pavilhão auditivo, com uma toalha ou ainda o próprio dedo. Os
cotonetes não são recomendados, já que poderão tanto remover muito cerume que está protegendo o canal, como também empurrar o cerume para dentro do ouvido.

A forma mais simples de prevenir que o ouvido possa acumular o cerume é uma limpeza adequada, feita somente na parte externa, outro ponto que deverá ser evitado é evitar a utilização de fones de ouvido ou tampões de ouvido em excesso.

Cuidados com o ouvido são essenciais

Procure não introduzir nenhum objeto, como por exemplo chave ou palitos no conduto auditivo, nem mesmo limpe com bastonetes, somente a área externa da orelha deverá ser limpa com este auxílio. A orelha acaba expulsando a cera em excesso de forma natural, com movimentos
peristálticos. A interferência neste processo poderá ser algo prejudicial, outro ponto importante é procurar tratar sempre gripes, otites e outras infecções até o final para que não tenha sequelas da doença ou outros problemas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: