Topo

Relação entre cáries e refrigerantes

Publicidade
Comente

caries_refrigeranteO aumento no consumo de refrigerantes nos últimos anos tem contribuído e muito para o aparecimento de caries dentais, principalmente em crianças na faixa dos 5 aos 9 anos de idade e nos adolescentes entre os 14 e os 18 anos. O refrigerante é um dos muitos alimentos industrializados que causam caries, principalmente pelo seu alto teor de açúcar e pelo gás que acaba corroendo o esmalte dos dentes e com isso o açúcar consegue penetrar com maior facilidade no dente, causando a carie.

Segundos algumas estimativas americanas, mostram que de uma a cada duas crianças (50%) à quatro em cinco (80%) consomem pelo menos uma porção de refrigerantes por dia. Ainda segundo esta estimativa, essa porção pode variar de um copo normal a uma garrafa de 600 ml e ainda diz que uma a dada cinco crianças consome quatro porções de refrigerante por dia. Isso somente nos EUA.

A associação das caries com o refrigerante é simples, quando mais você ingerir a bebida, mais chances de ter caries você terá. Os refrigerantes, sejam eles do sabor que forem, tem grande incidência de açúcar e gás, o gás prejudica o esmalte do dente e causa corrosão, pequenos buracos que não são perceptíveis a olho nu, enquanto o açúcar penetra nesses buracos e se aloja lá dentro, fazendo com que o dente comece a sofrer com a incidência deste açúcar e com a ingestão diária de refrigerantes isso aumenta cada dia mais.

perigos_consumo_refrigerante_cariesNão é que seja proibido ingerir refrigerantes, mas o consumo dessa bebida deve ser controlado ao máximo e deve ser consumida uma vez por semana e não em grandes quantidades.

Publicidade

Veja algumas dicas de como prevenir a carie dental mesmo ingerindo refrigerantes regularmente.

Enxague a boca com bastante água gelada depois de ingerir o refrigerante, assim o açúcar e o gás não agem tão rapidamente no esmalte e serão removidos facilmente se você fizer a limpeza da boca com água gelada.

Publicidade

Use um creme dental e um enxaguatório com flúor, até mesmo porque o flúor fortalece o esmalte do dente o que evita o aparecimento de cáries.

Fazer aplicações regulares de flúor com o seu dentista. É recomendável que essas aplicações sejam feitas a cada mês.

Evitar ingerir refrigerantes é o mais indicado para quem não quer ter caries pelo uso desta bebida, a substituição por água, leite ou suco de frutas natural são boas dicas para quem não quer sofrer com nenhum dos incômodos da carie.

Claro que em certas ocasiões a não ingestão de refrigerantes é quase que nula, como por exemplo numa ida ao cinema. Todo mundo gosta de assistir o filme tomando um bom refrigerante e comendo uma pipoquinha, mas caso isso aconteça, já programe-se para lavar a boca após o filme ou com a aplicação de flúor dias antes ou logo depois de beber refrigerante.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: