Topo

Primeiros socorros: saiba como proceder em eventuais situações de emergência

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Primeiros socorros: saiba como proceder em eventuais situações de emergência
Publicidade
Comente

Você sabe como proceder em situações de emergência? Entenda que possuir noções básicas sobre como se comportar para ajudar uma pessoa que não está passando bem ou que sofreu um acidente pode ser essencial para salvar sua vida.

Leia também:

Com isso em mente, traremos a seguir uma série de dicas que podem ajudar em uma situação como esta. Confira!

Primeiros socorros: saiba como proceder em eventuais situações de emergência

dicas-primeiros-socorros

Como ajudar uma pessoa com queimadura de pele

Publicidade

As queimaduras de pele normalmente são causadas por acidentes domésticos. Elas são classificadas em três níveis distintos:

  • Queimadura de 1º grau – o ferimento é superficial, e normalmente causa dor, vermelhidão e não forma bolhas. O socorro médico só é necessário se a queimadura atingir boa parte do corpo, do contrario os cuidados podem ser feitos em casa com água fria. Não é recomendável o uso de creme dental e manteiga.
  • Queimaduras de 2º grau – Nesse caso há formação de bolhas no ferimento e a dor é intensa.
  • Queimadura de 3º grau – O ferimento atinge o musculo e ossos, atribuindo à região uma aparência escura ou esbranquiçada, podendo inclusive levar à morte.

Nos dois últimos casos, para o alivio da dor recomenda-se colocar a ferida sob a água corrente para que o local seja refrigerado, depois disso, é preciso cobri-la com gaze ou um pano limpo para que o ferido seja encaminhado ao hospital mais próximo.

Como proceder em caso de convulsão

Publicidade

Durante uma crise de convulsão a pessoa passa a se contorcer toda e seus lábios ficam azulados, além disso, ela trava os dentes e começa a salivar.

Como proceder? Coloque a vitima deitada de lado em um local plano e afrouxe suas roupas. Não tente introduzir os dedos entre os dentes da vítima para evitar que a língua enrole, isso não acontece em casos de convulsão. Deixe a vitima ficar se debatendo e apenas segure sua cabeça, certificando-se de não deixá-la perto de objetos que possam lhe causar dano.

Como proceder em caso de engasgo em adultos

O engasgo em adultos ocorre quando algum objeto estranho ou alimento fica preso na sua garganta, impedido a saída e entrada de ar. Sem os primeiros socorros a vítima pode ter danos cerebrais irreversíveis ou até mesmo vir a falecer.

Como proceder? Tente acalmar a vítima e peça para que ela tente tossir a fim de expelir o objeto. Em caso de falha nesse procedimento, será necessária a realização das manobras de Heimlich.

Para realizar a referida manobra é necessário que a vítima fique em pé e o socorrista se posicione por trás. Em seguida, o socorrista deve apoiar sua mão entre o umbigo e a costela da vitima, fazendo uma compreensão do abdômen da mesma contra o pulmão, nesse momento é preciso fazer movimentos de cima para dentro até que o objeto seja expelido.

Vale ressaltar que nesses casos não se deve dar água para a vítima nem mesmo os tradicionais tapas nas costas, com o impacto das palmadas o objeto pode sair do lugar e causar obstrução total da passagem de ar.

Como proceder em caso de desmaio

O desmaio acontece quando há uma diminuição de sangue no cérebro e perda de consciência, isso faz com que a vítima se apague por alguns segundos. Na maioria das vezes esse episódio não significa nada grave, o problema, no entanto, costuma ser a queda, já que o impacto pode causar até mesmo um traumatismo craniano.

Como proceder? Se perceber que a vitima está desfalecendo, tente dar apoio a fim de evitar a queda. Em casos em que o desmaio já ocorreu, é preciso manter a vítima deitada com a cabeça inclinada para trás, isso ajuda manter as vias aéreas liberadas. Virar a cabeça da vítima para o lado dessa forma evita que ela venha a se sufocar com alguma secreção.

Além disso, afrouxe as roupas da vítima para melhorar a circulação de ar. Quando ela retomar a consciência, evite que se levante por no mínimo dez minutos e evite jogar água em seu rosto. Nesse período também não se deve oferecer-lhe água para beber, pois, a falta de reflexos poderá causar afogamento.

Como proceder em caso de tosse ou vomito com sangue

O vomito com sangue pode indicar algum problema no estomago, como uma hemorragia, por exemplo. A gravidade do caso vai depender da quantidade de sangue que a vitima expelir.

Por outro lado, a tosse com presença de sangue pode indicar algum problema no pulmão, como uma infecção ou algum tipo de câncer. Em ambos os casos a vítima deve ser encaminhada a uma avaliação médica, ainda que os sintomas tenham desaparecido.

Como proceder? Mantenha a vítima sentada e a acompanhe até o hospital. Esteja sempre atento à quantidade de sangue e de vômito, pois, o excesso pode levar a uma desidratação. Note, no entanto, que a ingestão de grandes quantidades de líquidos nesse momento, também não é recomendável à vítima.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: