Topo

Perder Peso e Perder Gordura: qual é a diferença?

Perder pesox Perder gordura: saiba a diferença.
Publicidade
Comente

As atividades físicas são, de fato, altamente saudáveis e devem ser feitas diariamente, mas para isso não é preciso se fazer diretamente algo que exija força física ou algo elaborado. Para que se possa, todos os dias, realizar atividades como trabalhar, viajar ou mesmo para andar de bicicleta, é importante e fundamental que se tenha disposição. Com a disposição precisamos ter um estilo de vida que poderá ser bastante saudável. Por isso a maioria das pessoas buscam por especialistas que podem ser médicos ou nutricionistas com a ideia de perder peso, tanto para um processo estético como também para um bom funcionamento dos órgãos, além do controle de enfermidades específicas.

O grande rival do peso que fica acima da média é a gordura do corpo, e por isso qual é a diferença entre perder o peso e a gordura? É o que iremos verificar a seguir.

Perder peso x perder gordura, qual a diferença

perder-peso-e-perder-gordura

Publicidade

Podemos citar que o peso do corpo vem com uma composição de ossos, órgãos, líquidos, massa muscular e ainda massa adiposa de gordura. A gordura acaba se acumulando no organismo devido uma ingestão dos alimentos que são muito gordurosos, procurando, assim, se somar ao sedentarismo. O que é importante é se buscar por ajuda de profissionais e procurar descobrir, de forma precisa, a causa de todo este acúmulo que deverá estar acima ou abaixo do peso ideal para a sua estrutura, e ainda é importante se calcular o IMC, que nada mais é do que o índice de massa corpórea.

Para isto, basta se dividir o peso atual por sua gordura ao quadrado, caso você tenha alguns pontos específicos, está certamente acima do peso, por isso veja as indicações a seguir:

  • < 18,5: Abaixo do peso
  • 18,5 – 25: Peso normal
  • 25 – 30: Acima do peso
  • 30 – 35: Obesidade grau I
  • 35 – 40: Obesidade grau II
  • > 40: Obesidade grau III

É interessante deixar claro que a tabela específica de IMC é recomendada exclusivamente para adultos. Crianças e adolescentes deverão passar por uma avaliação de médicos. Para quem estiver, por exemplo, com um alto índice de massa muscular no corpo, o IMC poderá apresentar diferenças, já que o peso da massa magra poderá elevar o IMC e também a pessoa poderá não estar necessariamente acima do peso.

Publicidade

É comum que com isto a balança irá ficar mais pesada, e o aumento de massa muscular é algo benéfico para a saúde, já que o corpo começa a gastar muito mais energia e ainda faz toda a gordura necessária do corpo ter uma redução considerável.

Levando em conta os processos de perda de gordura, certamente algumas doenças como por exemplo pressão alta, diabetes, entre outras enfermidades, poderão ser fatalmente evitadas. A partir do momento que a gordura do corpo acaba diminuindo, automaticamente a massa muscular começa a entrar em evidência e o corpo parece estar mais saudável.

Para que um usuário possa perder a quantidade de gordura necessária e ainda alcançar uma classificação que fique dentro do peso ideal, é indicado se praticar frequentemente atividades físicas aeróbicas, como por exemplo podemos citar a natação, a corrida, o spinning, as aulas de step, o boxe, aulas de dança, entre outros.

Uma dica bem interessante é procurar escolher uma destas atividades praticando com bastante frequência e orientações de professores de educação física, e ainda mais importante do que todos os esforços físicos, é fundamental se ter uma alimentação saudável e bastante balanceada. Além disto, depois de iniciar as práticas de esportes, no começo é possível se ter uma variação de peso devido a todos os processos do tecido de gordura que começa a ser eliminado dando lugar para uma musculatura que certamente é muito mais saudável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: