Topo

Doença de Chagas: pesquisadores criam novo tratamento para o Trypanossoma cruzi

Comente

A doença de Chagas (ou mal de Chagas) é uma infecção causada pelo protozoário cujo nome científico é ‘cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi’, ele é transmitido por um inseto popularmente conhecido no Brasil como barbeiro.

Leia também:

Os índices da doença ao redor do mundo têm sido alarmantes e segundo estimativas, somente no Brasil existem entre 2 milhões e 3 milhões de pessoas infectadas. Pra piorar a situação, os medicamentos disponíveis para tratamento da doença na atualidade são limitados e compostos de algumas substâncias tóxicas.

Diante desse cenário, inúmeros estudos foram feitos ao longo dos anos com o objetivo de descobrir novos caminhos para o tratamento da doença, felizmente agora ao que tudo indica um novo método pode estar próximo de se tornar realidade.

Doença de Chagas: pesquisadores criam novo tratamento para o Trypanossoma cruzi

Doença de Chagas: pesquisadores criam novo tratamento para o Trypanossoma cruzi

Para obter maior eficácia no tratamento do mal de chagas, os pesquisadores da Universidade de São Paulo têm trabalhado no desenvolvimento de uma nova molécula que será responsável combater a doença.

De acordo com notícias recentes, a professora Ivone Carvalho que trabalha na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, que também é vinculada à USP, disse que o novo tratamento terá uma substância menos tóxica e mais eficiente se comparada aos medicamentos utilizados atualmente.

O novo método consistirá na utilização da nova molécula recém-descoberta, que por sua vez, será responsável pela aniquilação do parasita causador da doença.

Informações divulgadas recentemente dão conta de que a nova molécula já chegou a ser patenteada pela Agencia USP de inovação, o que em tese significa que os estudos terão luz verde para seguir em frente.

Apesar dos resultados satisfatórios até aqui, a nova célula só foi testada até o momento in vitro, o próximo passo para que os estudos possam seguir adiante é testá-la em camundongos. Fica agora a expectativa de que tudo ocorra perfeitamente bem para que em breve possamos enfim comemorar mais uma vitória da medicina Brasileira.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: