Topo

Depressão na adolescência: saiba como identificar e o que fazer.

Casos de doenças mentais são cada vez mais comuns entre os jovens.
Publicidade
Comente

A depressão já vem sendo considerada como uma das doenças mais graves enfrentadas pela atual sociedade. Mas o problema tem se intensificado e se tornado mais grave no público mais jovem. De acordo com dados que foram divulgados pela Organização das Nações Unidas, o suicídio pode ser considerado como a terceira principal causa de mortes entre jovens no mundo inteiro.

Depressão na adolescência: saiba como identificar e o que fazer.

Outros dados de pesquisas que estão sendo feitas justamente para entender melhor como essa doença está afetando os jovens trazem dados tão preocupantes quanto. Um relatório feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indica que a cada seis adolescentes entre 10 e 19 anos, um sofre com algum tipo de transtorno mental, só na região que compreende a América Latina e o Caribe. Quando os números acabam se concentrando apenas no Brasil, cerca de 17% dos jovens acabam enfrentando problemas como ansiedade e depressão, tendo o suicídio como uma das consequências mais dramáticas.

Os especialistas ainda tentam entender quais são os fatores que acabam pesando mais para estes dados alarmantes que demonstram uma tendencia de aumento. Quando analisados os anos mais recentes, a pandemia de Covid-19 pode acabar sendo considerada como uma das principais causas, já que muitos jovens acabaram perdendo momentos importantes de anos escolares e de convívio com amigos e colegas.

Publicidade

Já quando levado em consideração um quadro mais amplo, com os efeitos de mudanças mais bruscas e profundas da nossa sociedade das últimas décadas, temos os efeitos da internet, especialmente das redes sociais, que ainda estão sendo compreendidos nos jovens. Outros fatores que também são levados em consideração são mudanças como transformações na estrutura familiar, no mercado de trabalho, a grande pressão que os jovens sofrem do ponto de vista acadêmico, a falta de perspectiva em determinadas situações, etc.

Como a depressão acontece na adolescência?

Para os adultos, é sempre muito importante ficar atento aos jovens durante a fase da adolescência, mas sempre com uma perspectiva de olho no que realmente está acontecendo. Afinal de contas, todos os adultos já foram adolescentes, mas muitos simplesmente esquecem de como aquela experiencia foi para ele.

Este período, de uma forma geral, é por si só um momento de crise existencial, momento em que eles estão passando por uma profunda transformação. Os primeiros desafios de relacionamentos, a dificuldade para se tornar independente e assumir responsabilidades de adultos, as questões de autoestima, tudo isso se transforma em uma verdadeira tempestade dentro da cabeça dos jovens, que ainda estão com o seu cérebro em formação.  

Publicidade

Por isso, mudanças de comportamento, de humor, e uma certa instabilidade pode ser considerado como normal, até mesmo esperado para estes jovens. Mas também existem outros fatores que devem ser levados em consideração e que podem acender o sinal amarelo nos adultos.

Principais sinais de depressão nos jovens

Irritabilidade – Quando os jovens passam por episódios muito frequentes de maior irritabilidade ou raiva pode ser um sinal que deve ser observado de perto. Especialmente quando ele não consegue controlar alguns efeitos físicos deste tipo de comportamento, como quando ele quebra objetos ou ainda quando ele parte para agressão contra pessoas ou animais;

Dificuldade de concentração – Quando os jovens não conseguem se concentrar em nenhuma atividade mais específica, especialmente aquelas relacionadas as suas obrigações, como os estudos, também podem ser consideradas como um problema;

Alteração no sono ou no apetite – Quando os jovens não conseguem seguir um padrão de sono, dormindo mais ou menos do que o normal, ou ainda quando eles possuem este tipo de alteração no padrão de apetite também, é um sinal que deve ser levado em consideração;

Isolamento - Mesmo que muitos jovens mantenham relacionamentos virtuais e a sociedade ainda está tentando entender como este tipo de relação de fato impacta na vida das pessoas, o isolamento social nunca é visto como um bom sinal;

Falta de interesse – A depressão faz com que os jovens não consigam manter o interesse por determinados assuntos por muito tempo, incluindo atividades que eles gostam em um primeiro momento;

Automutilação/ideação suicida – Esses sinais são considerados como mais graves e extremos, realmente devem ser levados em consideração. Lembrado que mesmo que os jovens estejam fazendo isso apenas com o objetivo de “chamar a atenção”, essa necessidade acaba já demonstrando alguma dificuldade em como ele está lidando com as situações do dia a dia.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: