Topo

Cuidados com o fim do horário de verão

Publicidade
Comente

No último sábado terminou oficialmente o horário de verão adotado por grande parte do território nacional. No ano passado, quando ele entrou em vigor, as pessoas dos estados que fazem parte deste acordo tiveram que adiantar os seus relógios em uma hora. O objetivo de um modo geral deste horário de verão é realmente economizar energia, e o assunto sempre divide opiniões. Enquanto que algumas pessoas adoram, principalmente porque conseguem ficar até mais tarde na rua com a luz do sol, outras pessoas não gostam nem um pouco, principalmente as que acordam muito cedo e que ficam com a sensação de que estão acordando ainda mais cedo.

Ideal é que as pessoas tenham em média um período de 7 a 8 horas de sono por dia

Mas uma velha conversa acabamos escutando sempre que o horário de verão termina, que é a dificuldade que algumas pessoas tem de se adaptar ao antigo horário. Mas de acordo com estudos recentes, realmente o organismo de algumas pessoas poderá ter mais dificuldade em processar estas informações relacionadas ao final de horário de verão, colocando mais uma hora no dia da pessoa. É claro que estas pesquisas não servem como desculpa para aqueles que adoram chegar tarde e atrasados ao trabalho, mas tudo indica que realmente afeta sim o modo como a pessoa vai agir durante  dia.

Publicidade

De acordo com os estudos que foram feitos por neurologistas, o principal problema que acaba causando esta bagunça em nosso corpo é uma confusão que as horas a mais ou a menos causam na produção de hormônios. Algo muito semelhante acontece com as pessoas que viajam para países com outros fusos horários. Existe uma dificuldade do corpo, como um todo, entender estas mudanças, já que elas não são feitas  no relógio biológico, e sim no relógio humano.

E esta confusão de hormônios no nosso organismo acaba sendo refletido principalmente no nosso sono. O processo de mudanças de horários que não seja natural deixa o relógio do organismo completamente desregulado, e isso faz com que aconteçam mudanças hormonais e metabólicas, e consequentemente estas mudanças diminuem drasticamente a qualidade do nosso sono. Por isso as pessoas poderão ter dificuldades de dormir nos dias que se seguem, ao mesmo tempo que também acabam tendo problemas na hora de acordar, e consequentemente podem se sentir mais cansadas e menos produtivas durante o dia.

Algumas pessoas ainda acabam tendo mais dificuldade na hora de dormir depois do término do horário de verão. Por exemplo, as pessoas que sofrem com a diabetes acabam tendo mais dificuldades para conseguir lidar com o controla da glicemia, e a tendência é que durante estas trocas de horários ela fique ainda mais descontrolada.

Publicidade

Outro grupo de pessoas que sempre deve ficar atentos quando acontece o início ou o final do horário de verão é quem está passando por uma dieta. Isso porque de acordo com as pesquisas recentes que são feitas nesta área, o sono de qualidade é fundamental para que a pessoa consiga controlar o apetite e desta forma apostar na reeducação alimentar.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: