Topo

Candidíase vaginal: confira 8 dicas para tratar rapidamente

Saiba como amenizar o problema com algumas mudanças rápidas de rotina.
Comente

As mulheres acabam tendo diversos problemas específicos na região vaginal, devido as suas próprias características. E algo que exige um pouco de atenção da parte delas é a chamada candidíase, que é uma infecção que ocorre devido ao crescimento excessivo do fungo cândida na região genital.

Candidíase vaginal: confira 8 dicas para tratar rapidamente

São diversas as possíveis causas deste tipo de problema de saúde na vida das mulheres, mas alguns fatores acabam sendo considerados como mais comuns para acabar fazendo com que a infecção comece, tais como o estresse, o uso excessivo de antibióticos, gravidez, diabetes e deficiência imunológica.

Quando essa doença não é tratada da forma como deveria, as mulheres sofrem com sintomas como a coceira, que pode evoluir para uma dor mais intensa. Além disso, a área também vai ficando muito vermelha. Ela também pode acabar causando um corrimento vaginal de cor branca e consistência mais espessa. O problema também pode tornar mais complicado as relações sexuais.

Publicidade

Para tentar prevenir e até mesmo tratar o problema de uma forma mais fácil no dia a dia, confira algumas dicas simples e práticas:

Utilize roupas leves

As roupas utilizadas no dia a dia podem acabar provocando um aumento nas chances do desenvolvimento de uma infecção na área vaginal. Aquelas mais apertadas e que são feitas com tecido sintético, como jeans e meia-calça, estão entre as que podem criar um ambiente propício para a infecção. Por isso, uma dica interessante é optar pelas roupas feitas de material orgânico, como algodão, e também aquelas que ficam mais folgadas.

Durma sem roupas íntimas

Fazer com que a região vaginal consiga respirar melhor também é uma excelente dica para resolver o problema. Por isso, pode ser interessante aproveitar a hora do sono para ficar sem calcinha. Com isso, a proliferação dos fungos pode acabar sendo controlada.

Mantenha sempre uma boa higiene

Publicidade

Manter uma boa higiene da regão íntima também é considerado muito importante. Mas é importante que a boa higiene não é a mesma coisa que o excesso de beleza. Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham um equilíbrio e sempre utilize os produtos que são mais indicados para essa região, pois eles ajudam a promover a limpeza sem remover a camada de proteção.

Lave bem as roupas íntimas

No momento de lavar as roupas íntimas, é muito importante tomar cuidado com alguns produtos que normalmente são utilizados, como o sabão em pó e também o amaciante. Estes produtos podem conter substâncias químicas que podem influenciar no desenvolvimento e no aumento da candidíase. Nestes casos, o mais recomendado é lavar apenas com água corrente e sabão neutro.

Evite as duchas vaginais

Este tipo de equipamento pode, em um primeiro momento, passar a sensação de que ele vai ajudar a limpara essa região de uma forma mais efetiva. Mas, na verdade, estes itens que direcionam um jato de água mais forte para essa parte do corpo podem se tornar muito prejudicial, pois essa lavagem tende a comprometer a flora genital, que basicamente é a proteção natural dessa área do corpo.  E isso faz com que as mulheres tenham mais chances de desenvolver as infecções.  

Não utilize desodorantes íntimos

Estes produtos que são vendidos para as mulheres e que promete mais proteção, na verdade conta com uma série de substâncias químicas que também podem acabar prejudicando toda a proteção natural da região íntima das mulheres, além de afetar negativamente o PH do canal vaginal. Com isso, na medida em que as mulheres vão utilizando estes desodorantes em maiores quantidades, elas podem sentir irritações que podem acabar gerando as infecções.

Nunca fique com a roupa molhada

As roupas molhadas, especialmente na parte de baixo do corpo, como calcinhas e calças, acabam fazendo com que essa região fique úmida por muito tempo, ao mesmo tempo que não deixa o ar correr. E este acaba sendo um ambiente muito propício para a proliferação dos fungos, especialmente os que causam a candidíase. Por isso, é sempre recomendado trocar a roupa quando está úmida.

Reduza o consumo do açúcar

Pesquisas indicam que consumir muito açúcar também pode contribuir para a proliferação do fungo que causa a candidíase. Por isso, uma dieta com um maior controle deste ingrediente também é muito importante.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: