Topo

Calvície na adolescência: entenda as causas se saiba se pode ser revertida

Queda de cabelo é um problema identificado cada vez mais cedo na vida dos jovens.
Publicidade
Comente

A calvície é um problema dermatológico muito comum entre os homens depois de uma certa idade, mesmo que também possa ser identificado nas mulheres. Mas também é um problema que pode acontecer mais cedo na vida dos meninos, quando eles ainda estão na adolescência. E diversas pesquisas afirmam que este é um problema de saúde cada vez mais recorrente na vida dos jovens.

Calvície na adolescência: entenda as causas se saiba se pode ser revertida

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queda dos cabelos realmente é uma doença que pode começar a se desenvolver nos homens quando eles ainda são jovens. E isso pode acabar tendo uma série de consequência na vida deles, especialmente psicológicas, uma vez que afeta diretamente a autoestima em um momento em que ela geralmente não está muito consolidada, quando eles ainda não são adultos formados.

Os especialistas afirmam que uma condição específica acaba sendo a causa oficial para a queda dos cabelos quando acontece quando os homens ainda são jovens, e se chama alopecia androgenética, que é basicamente quando uma pessoa tem as características genéticas que se convertem na predisposição na perda dos cabelos.

Publicidade

Mas, quando essa condição acontece de uma forma muito agressiva na juventude, pode ser que ela tenha algumas outras causas que devem ser levadas em consideração.

Principais causas da calvície na juventude

Uso de determinados medicamentos

Existem muitos medicamentos que podem ser utilizados por jovens, tanto meninos quanto meninas, que podem acabar antecipando a queda dos cabelos, sendo que nos homens isso pode acabar acontecendo de uma forma mais evidente. Dentre os mais comuns que possuem este tipo de reação estão aqueles indicados para o tratamento de acne, anticoncepcionais, perda de peso e também depressão.

Um outro tipo de substância que também pode ter este efeito na vida dos jovens e está cada vez mais sendo utilizado sem muita supervisão médica são os anabolizantes, que são as mais variada substancias utilizadas pelas pessoas que desejam melhorar seus resultados na academia, especialmente no ganho de massa muscular.

Publicidade

O motivo é que estes medicamentos geralmente promovem alterações hormonais que atuam diretamente no sistema nervos central, o que pode provocar, dentre outras coisas, a queda de cabelo.

Má alimentação

Jovens, de uma forma geral, acabam não tendo muito cuidado com a sua alimentação. Mas quando eles estão com a saúde em dia normalmente isso acaba sendo contornado. Em determinados casos, porém, quando a alimentação não é de qualidade pode acabar acontecendo que essa falta de cuidado possa ter algumas consequências, incluindo a queda de cabelo.

Existem alguns nutrientes que normalmente as pessoas encontram em determinados tipos de alimentos que ajudam no crescimento e também na força dos fios de cabelos. Quando a pessoa já tem uma predisposição a não absorver estes mesmos nutrientes, a queda dos cabelos pode acontecer. Dentre os principais nutrientes que fazem parte da estrutura natural e saudável dos fios estão proteínas, vitaminas, cobre, ferro e zinco.

Doenças

Algumas outras doenças que também acabar se desenvolvendo quando as pessoas são jovens também podem acabar promovendo uma calvície antecipada, como ovários policísticos e tireóide. Essas doenças acabam tendo como uma das principais características o fato de desregular o sistema hormonal das pessoas.

Outras doenças que são consideradas como sistêmicas, como lúpus, também podem acabar fazendo com que as pessoas percam os cabelos quando ainda são jovens.

Estresse

Considerado como um dos grandes problemas de saúde mental dos nossos tempos, o estresse também é uma situação que está cada vez mais presente na vida dos jovens. A vida moderna acaba tendo essas características,  que fazem com que muitos sofram com ansiedade e também com outros transtornos mentais que levam a uma condição de estresse.

Estes problemas emocionais acabam tendo como uma das suas principais características a liberação de grandes taxas de cortisol no organismo, o que faz com que existe uma série de desequilíbrios que pode resultar em uma calvície antecipada.

Dá pra reverter?

A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, dá pra evitar a continuidade da queda dos cabelos e até reverter determinada situações. Algumas terapias hormonais, por exemplo, podem acabar sendo utilizadas, e quanto mais cedo, melhor costuma ser o resultado. Existem ainda outros tratamentos indicados para essa idade, como laser de baixa potência e a fotobioestimulação.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: