Topo

Automedicação é um risco para saúde! Veja verdades e mitos sobre os remédios

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! A automedicação é um risco para saúde! Veja verdades e mitos sobre os remédios
Publicidade
Comente

A grande maioria da população sabe que os medicamentos só devem ser ingeridos sob prescrição e orientação médica, entretanto, mesmo sabendo disso, a primeira reação de muitos diante de qualquer dor pelo corpo não é a de procurar um médico, mas sim, a de ingerir algum remédio que prometa alívio instantâneo par o incômodo, o que sabidamente não é o ideal, já que essa atitude coloca em risco à saúde.

Sabendo disso, decidimos trazer na sequência uma série de mitos e verdades que poderão levar a uma reflexão profunda acerca da automedicação e seus efeitos.

Automedicação é um risco para saúde! Veja verdades e mitos sobre os remédios

automedicacao

pessoas que se automedica acredita ter conhecimento suficiente – Verdade

Publicidade

Apesar da automedicação não ser uma atitude muito coerente, ela é bastante comum. Um dos fatores que facilitam essa atitude, é além da praticidade da conduta, a enganosa sensação de conhecimento profundo sobre o assunto.

Os remédios mais consumidos sem prescrição são os descongestionantes nasais e os anticoncepcionais.- Verdade

De acordo com a “IMS Health” – consultoria especializada em dados de saúde – os fármacos mais comercializados no ano de 2012 foram descongestionantes nasais. analgésicos e anticoncepcionais.

Alguns medicamentos não oferecem efeitos colaterais – Mito

Muitas pessoas acreditam que os remédios naturais ou fitoterápicos não possuem contra-indicação, entretanto, o fato é que esse é um mito. O mais correto é que antes de recorrer ao uso de medicamento, independentemente da espécie, o indivíduo realize uma consulta com profissional qualificado, pois, a dosagem errada mesmo de fitoterápicos e remédios naturais, poderá resultar em danos à saúde.

Automedicar-se com ácido acetilsalicílico não causa danos á saúde – Mito

Publicidade

Esse medicamento é um anti-inflamatório que dependendo da dosagem funciona como analgésico e antitérmico. Pacientes com problemas cardíacos recebem prescrição de doses pequenas desse medicamento – algo em tono de 100 mg – essa dosagem funciona como preventivo contra um infarto agudo do miocárdio e AVC, entretanto, os efeitos colaterais pra quem usa o medicamento a longo prazo pode ser sangramento digestivo, insuficiência renal e até mesmo morte por intoxicação. Somente um profissional pode indicar o uso do medicamento e fazer o acompanhamento do paciente.

Leia também:

Um dos medicamentos mais consumidos no Brasil é o ansiolítico “Rivotril” – Verdade

Esse medicamento consta na lista dos 10 mais vendidos no Brasil, ele é muito usado no tratamento de ansiedade e insônia, problemas comuns a muitos brasileiros. Apesar disso, a exemplo dos demais medicamentos, seu uso deve se dar apenas sob prescrição médica.

Remédio que inibe o apetite causa psicose – Verdade

Os médicos afirmam que a melhor forma de controlar a ansiedade e perder peso é mudando o estilo de vida, passando a ter uma boa alimentação e praticando atividades físicas. O fato porém, é que a maioria das pessoas não quer ou não consegue mudar os hábitos, de modo que acabam buscando uma alternativa mais rápida recorrendo a inibidores da fome, algo totalmente desaconselhável, visto que esses medicamentos podem causar efeitos colaterais como arritmia cardíaca ou mesmo casos depressivos e psicóticos.

É necessário uma prescrição médica até para usar pomadas contra assadura – Mito parcial

A probabilidade desse tipo de pomada causar algum tipo de reação é mínima, por essa razão geralmente não é necessária uma prescrição médica, pelo que, o medicamento é vendido livremente em farmácias. Em todo caso, é preciso estar sempre em alerta quanto aos sintomas de alergia a algum componente da fórmula.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: