Topo

Ainda experimental, vacina contra dengue tem eficácia em 56% dos voluntários

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Ainda experimental, a vacina contra dengue tem eficácia em 56% dos voluntários
Publicidade
Comente

Ainda experimental, uma vacina contra dengue tem eficácia em 56% dos voluntários! A cada ano a dengue tem afetado mais de 390 milhões de pessoas, sendo ela, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Seus principais sintomas são:  febre, dores de cabeça, dores musculares e articulares e erupção cutânea, podendo em determinados casos agravar-se a ponto de tornar-se uma dengue hemorrágica.

Leia também:

O problema que há muito tempo vem fazendo vítimas em diversas regiões do País, porém, pode estar com seus dias contados. Depois de inúmeras pesquisas, uma nova vacina vem sendo testada e os resultados iniciais são animadores.

Ainda experimental, vacina contra dengue tem eficácia em 56% dos voluntários.

mosquito da dengue

Publicidade

Os mais recentes testes feitos na Ásia, mostraram que a nova vacina de combate à Dengue se apresentou uma eficácia de 56% na redução da doença.

O estudo feito passou por algumas etapas de teste, até que enfim, os animadores índices foram alcançados.  Na fase lll que foi a última etapa, foram usados 10 mil voluntários de Países como indonésia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Malásia.

A dengue vem se propagando cada vez mais

Publicidade

De acordo com os dados de organizações de saúde mundiais, a metade da população mundial já está vivendo em países onde a Dengue tem sido endêmica, chegando ao ponto de mais de 390 milhões de pessoas sofrerem com o vírus da doença. Ao olhar os dados antigos, foi verificado que há meio século atrás haviam apenas 15 mil casos da doença em nove países do sudeste asiático.

Analises realizada na América Latina

Os testes realizados na América Latina contaram com  participação de 20 mil voluntários, do Brasil, Honduras, México, Porto Rico e Colômbia.

Na América Latina os resultados ainda não foram analisados, pois, a aplicação dos experimentos se deu em um passado recente. A expectativa é que algumas semanas os dados possam ser revelados para assim seja possível determinar a eficácia da vacina.

Os testes realizados na Ásia contaram com voluntários de idade entre 2 e 14 anos, já na América Latina os testes foram realizados com voluntários entre 9 e 16 anos, isso porque os índices da doença são mais comuns em indivíduos com essa média de idade.

Motivos da expansão da dengue

As análises recentes em relação aos motivos do crescimento nos índices de contaminação da dengue, determinaram que uma das causas pode ser as mudanças climáticas, o que facilita a proliferação do mosquito transmissor da doença, já que este até a pouco tempo vivia apenas em ambientes onde o clima era tropical. Apesar disso, o Aedes atualmente já tem sobrevivido em zonas menos quentes.

Na década de 80, na América Latina, as estatísticas da doença eram de 16 infectados para cada 100 mil habitantes, já no ano de 2013 esses números mudaram para 400 casos para cada 100 mil habitantes.

Diferentes tipos de dengue circulam pela América Latina

Existem quatro tipos diferentes de Dengue, mas, seus sintomas são geralmente os mesmos, pelo que, vírus diferentes podem afetar mais de uma vez tanto jovens, quanto adultos. Felizmente, já faz um bom tempo que não se ouve falar de casos de menores afetados com o vírus da dengue na Colômbia, Venezuela, Brasil e Paraguai.

Os países que mais registraram focos da doenças até pouco tempo atrás foram Colômbia, Venezuela e Brasil, mas, Argentina, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, têm registrado um aumento nos números dos mais variados casos da doença.

No ano de 2010 foram detectados 2 milhões de casos de pessoas contaminadas com o vírus da dengue, enquanto que no ano de 2013 esse número subiu para 3 milhões de casos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: