Topo

10 mistérios sobre o corpo humano

Comente

O corpo humano é, segundo se pode dizer, um grande mistério. Todos os dias, muitos "eventos" ocorrem em nós, sobre os quais não temos nenhum conhecimento! Então, segue uma dúzia de fatos impressionantes sobre nosso corpo, que no início pode parecer ficção quase científica.

Completa regeneração celular a cada década

Curiosidades sobre o corpo humano

Em nosso corpo, pelo menos 70 bilhões de células morrem todos os dias. Mas para nós isso passa despercebido. O trato intestinal é atualizado a cada poucos dias; os glóbulos vermelhos retomaram em três meses e as células dos rins um ano depois. Por uma década, nosso corpo se regenera completamente. Embora os neurônios, por exemplo, possam viver mais de cem anos.

O seu umbigo é um verdadeiro universo bacteriano

10 mistérios sobre o corpo humano

Isso parece, é claro, assustador, mas no umbigo existem colônias bacterianas que criam seu ecossistema. Os pesquisadores dizem que isso é algo como uma floresta real: a flora é muito equilibrada, mas certos tipos de bactérias dominam. Qualquer umbigo tem um conjunto completo de bactérias e seu próprio "estado-ecossistema".

Receptores de sabor localizados no coração

Curiosidades sobre o corpo humano

Veja também:

Em lactentes, por exemplo, há uma massa de receptores de gosto, muitos dos quais estão localizados no palato, mas à medida que envelhecem, eles desaparecem. Em adultos, há 10.000 receptores na cavidade oral, embora com a idade de 60, seu número é reduzido em quase metade. Por sinal, os receptores de acidez também estão localizados no coração - eles o ajudam a identificar infecções.

O ácido gástrico pode dissolver o ferro

Curiosidades sobre o corpo humano

No estômago há ácido clorídrico. Ao esquentá-lo para 37 ° C, os pesquisadores colocaram lá lâminas de ferro e bateria alcalina. Após 24 horas, a lâmina havia dissolvido 63% de sua massa e a bateria não durou um dia. Nosso corpo, por sinal, atualiza regularmente as células do tecido gástrico: antes que o ácido destrua o velho.

As emoções transformam as memórias em falsas

Curiosidades sobre o corpo humano

Não confie em sua própria memória, porque nossas memórias podem mudar diariamente, e isso depende do nosso estado emocional atual. Por exemplo, no ano passado você fez uma viagem com seu amigo, mas há algum tempo você se machucou e não fala mais sobre isso. Agora, lembrando de uma viagem conjunta, você não parece mais interessante. Seu cérebro, necessariamente, encontrará algo ruim, para que você não fique feliz com essas memórias e retorne a elas o mínimo possível.

A composição do leite materno se adapta ao bebê

Curiosidades sobre o corpo humano

O leite materno contém muitas substâncias úteis que ajudam a criança a crescer e a desenvolver imunidade. Acontece que o leite realmente muda sua consistência e composição para se "ajustar" ao bebê durante o processo de alimentação. O organismo materno analisa a saliva da criança para lhe dar a mistura que ele precisa e, portanto, o leite muda literalmente o tempo todo.

Quando acordamos de manhã, somos mais magros e mais altos

Curiosidades sobre o corpo humano

Os discos intervertebrais em uma pessoa adormecida não são tão ajustados e mais relaxados do que em um estado de vigília - porque, de manhã, qualquer pessoa automaticamente é um par de centímetros mais alto. E ele está perdendo peso. À noite, nosso corpo continua a funcionar, portanto, através do suor e da respiração, deixamos até dois quilogramas de peso por noite.

Se você corar, seu estômago também se ruboriza

Curiosidades sobre o corpo humano

Nos tornamos melhores quando estamos cheios; sentimos as borboletas no estômago quando estão apaixonadas; e se uma pessoa está envergonhada e se ruboriza, sua mucosa gástrica também fica vermelha.

Todos têm a capacidade de visão ultra violeta

Curiosidades sobre o corpo humano

Livrar-se das cataratas envolve a remoção da lente do olho, e isso traz possibilidade de enxergar os raios UV para muitos pacientes (o que aconteceu com o artista Claude Monet). As pessoas não precisam dessa habilidade em condições normais, e a natureza nos forneceu a lente, que protege os olhos da radiação ultravioleta.

A metade do nosso corpo é bactéria sólida

Curiosidades sobre o corpo humano

Estudos recentes mostraram que o corpo de um humano adulto é um recipiente para 40 trilhões de bactérias, o que equivale aproximadamente ao número de nossas células nativas. A maior densidade de bactérias é, como você já adivinhou, no reto.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: