Topo

10 dicas para evitar ou 'curar' a ressaca durante a Copa do Mundo 2014

Comente

Algo muito comum nos períodos de jogos da Copa do Mundo 2014 é reunir-se com amigos e familiares para assistir os jogos e torcer pela seleção, o que naturalmente combina de maneira perfeita com churrasco e boa bebida. Até aí tudo bem, o problema, porém, é que muitas pessoas acabam caindo em tentação e cometendo excessos no que diz respeito à bebida, pelo que, inevitavelmente tornam-se vítimas da incômoda ressaca.

Felizmente pra quem não quer ser mais uma vítima desse tipo de problema, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar ou até mesmo a curar a ressaca. Sabendo disso, na sequência trazemos uma lista com as dez principais dicas nesse sentido. Confira!

10 dicas para evitar ou ‘curar’ a ressaca durante a Copa do Mundo 2014

10 dicas para evitar ou 'curar' a ressaca

Alimente-se bem

Uma boa forma de evitar a ressaca é não ingerir bebida alcoólica de estômago vazio. Essa dica é válida porque com o estômago cheio diminui a difusão do álcool pelas paredes do estômago, o que retardará a passagem do álcool para o intestino fazendo com que o ele leve mais tempo para entrar na corrente sanguínea, demorando mais também para chegar ao cérebro.

Beba com moderação

Os nutricionistas recomendam que o consumo de bebidas alcoólicas se dê de forma moderada e intercalada com petiscos e copos de água. Dessa forma o álcool não chegará sozinho ao estomago, além do que, o consumo da bebida também será menor.

Mantenha seu corpo hidratado

A principal causa da ressaca do dia seguinte é a desidratação provocada pelo álcool ao corpo. Sabendo disso, uma das maiores recomendações de especialistas é a ingestão de muita água, antes, durante e depois do consumo do álcool. A ingestão de sucos de frutas naturais tais como acerola, limão e laranja também é muito bem-vinda, pois, além de possuírem vitamina C, oferecem também antioxidantes protetores.

Evite beber café

Tomar café amargo para curar a ressaca pode até resolver em parte o problema, mas não é uma solução interessante, principalmente por se tratar de uma bebida diurética, ou seja, fara com que o corpo fique ainda mais desidratado tornando eventualmente a ressaca muito pior.

Refrigerante de limão

Procure intercalar alguns copos de refrigerante de limão com a ingestão da bebida alcoólica. Esse tipo de refrigerante ajuda a estimular a produção da enzima ALDH, que irá metabolizar o álcool ingerido.

Consuma alimentos ricos em carboidratos

Enquanto estiver bebendo procure consumir alimentos ricos em carboidratos, tais como, bolos, macarronadas, pães e torradas.

Evite misturar bebidas

Evite misturar vários tipos de bebidas alcoólicas, pois, cada tipo é concebido a partir de uma forma diferente de fermentação, pelo que, o corpo poderá não reagir bem a determinadas misturas.

Evite consumir alimentos gordurosos e de preferencia para doces

Como o álcool agride a mucosa do estomago, no dia seguinte é comum que ela esteja bastante sensível. Por essa razão as frituras, alimentos gordurosos e apimentados devem ser evitados. Ao invés desse tipo de alimento, prefira consumir doces, pois, esse tipo de alimento restaura a glicose no sangue e recupera o glicogênio do fígado que foi perdido durante a ingestão do álcool.

Descanse

A ressaca costuma deixar o corpo mole e sonolento, mas, mesmo assim evite dormir de qualquer maneira, escolha sempre a forma maios adequada para o repouso, pois, isso é fundamental para a recuperação de qualquer condição que tenha eventualmente comprometido a saúde. Procure dormir em um local tranquilo e de preferencia escuro o suficiente para o repouso absoluto.

Escolha a bebida certa para cada sintoma da ressaca

Para finalizar vale ressaltar que não há necessariamente uma única formula capaz de aliviar todos os sintomas da ressaca, pois, cada sintoma pode possuir uma receita de alívio. Para pessoas de ressaca que sentem dores no estômago, por exemplo, a dica é beber leite frio.

Já para aquelas que querem o alívio da fadiga e da dor de cabeça, o café e o refrigerante com cafeína são as bebidas mais indicadas, lembrando que o café funciona como diurético, e consequentemente demandará uma maior ingestão de outros líquidos para reverter seu efeito negativo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: