Topo

10 dicas importantes para se livrar da preguiça

Publicidade
3.00 / 5 - 2
Comente

Preguiça é uma palavra que costuma aparecer diversas vezes no nosso dia a dia. Basta ver alguma pessoa que não esteja querendo fazer determinada atividade para chamarmos de preguiçoso. Principalmente na relação entre pais e filhos a preguiça costuma aparecer muito no vocabulário dos pais para explicar o motivo pelo qual as crianças não querem fazer determinadas tarefas no seu dia, ou quando não estão querendo estudar.

Mas afinal de contas, o que é esta tal preguiça de que tanto falamos? Sabemos que geralmente nos referimos a preguiça quando estamos nos referindo a algo que não estamos muito afim de fazer, ou um sentimento muito parecido com o do cansaço, que simplesmente tira a vontade da pessoa de fazer outra coisa que não seja ficar parado, sentado ou deitado. Mas é importante ressaltar que não existe nenhum estudo relacionando a preguiça com uma patologia propriamente dita.

Mas os médicos alertam que a preguiça pode sim ser classificada como um sintoma de algumas doenças que merecem a atenção dos pacientes. Algumas síndromes ligadas ao cérebro, como depressão, ou ainda síndromes relacionadas ao cansaço realmente acabam causando esta falta de vontade nas pessoas de fazer algo. As vezes, quando a pessoa sente dor ao fazer algum movimento, por exemplo, automaticamente o cérebro tenta evitar que a pessoa tenha esta dor, e assim a preguiça surge como uma forma de tentar evitar que as pessoas passem por esta situação.

Publicidade

Vale ressaltar também que momentos de ócio, quando a pessoa simplesmente fica parada em um local sem fazer nada, são muito importantes e ajudam o cérebro a funcionar melhor quando as pessoas precisam dele.

Mas para aqueles que acham que a preguiça não está relacionado a nenhum problema mais sério e que gostaria de se livrar deste problema por achar que ele atrapalha no seu dia a dia, confira algumas dicas:

Preguiça no dia a dia

como-se-livrar-da-preguica

Publicidade

Para as pessoas que sentem cansadas assim que levantam da cama, mesmo que tenham uma boa noite de sono, o indicado é tentar começar a praticar exercícios físicos. Normalmente as pessoas terão preguiça também de começar, mas esta deverá ser enfrentada para que as pessoas tenham uma melhor disposição no dia a dia.

De qualquer forma, especialistas afirmam que o corpo humano funciona como uma máquina, sendo que em determinados momentos ele precisa esquentar para conseguir gerar e aproveitar melhor a energia que gera, e é por isso que as pessoas precisam fazer exercícios físicos.

Reação rápida

Um dos maiores problemas quando a pessoa está sempre com preguiça é que isso acaba, quase sempre, impedindo que esta mesma pessoa tenha a capacidade de reagir rapidamente com determinada situação. Portanto, a dica neste caso é criar metas pessoais com tempos de reação para que sejam seguidas. Estes tempos devem ser de, no máximo, 5 a 15 minutos para que a pessoa comece a fazer determinada tarefa que surgiu de última hora ou mesmo coisas que ela precisa fazer no dia a dia.

Definindo metas

A melhor forma de fugir um pouco a preguiça em relação a determinadas metas, principalmente quando o assunto são exercícios físicos, é criar metas que possam ser alcançadas em determinados tempos. Assim, as pessoas poderão ir acompanhando em tempo real as suas conquistas, e isso poderá servir de motivação para que consigam realmente ter menos preguiça de fazer alguma coisa.

Acrescente novidades a sua rotina

A rotina acaba causando preguiça em algumas pessoas. Neste caso, é importante pensar em estratégias para fugir delas. São coisas simples. Por exemplo, tá com preguiça de caminhar? Quem sabe uma mudança de trajeto? Ou ainda baixar um CD novo que você estava louco para escutar mas que ainda não teve tempo?

Chame os amigos

Pesquisas comprovam que quando as pessoas estão sozinhas elas tendem a ficar mais preguiçosas, e que outras pessoas podem servir de incentivo para determinadas tarefas. Por isso, reúna os amigos para fazer alguma cosia que te tire do marasmo.

Conforto

Algumas pessoas simplesmente não gostam de ter trabalho. E isso pode ser um problema para quem precisa fazer exercícios. Neste caso, é mais recomendado trocar as caminhadas na rua por academias com ar-condicionado e que mantém as pessoas protegidas da chuva.

Divida as tarefas

Tarefas muito grandes costumam dar preguiça. Divida ela em atividades menores.

Recompensas

Se dar prêmios pelas metas alcançadas pode servir como motivador para que as pessoas se livrem da preguiça, mas funciona somente quando a pessoa realmente cumpre seus objetivos.

Promoções

Dinheiro também pode servir de fator motivacional. Por exemplo, se a pessoa valoriza muito sua grana e quer fazer academia, contrate um pacote de alguns meses e pague adiantado. Além de conseguir um desconto as pessoas ainda poderão se sentir mais motivadas.

Contra as dores

No caso da preguiça de fazer exercícios, a pessoa deve prevenir ao máximo as dores no dia seguinte. Então nada de começar fazendo uma carga muito pesada e também faça bons alongamentos antes e depois.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: