O Tempero Sazon é consumido por aproximadamente metade dos lares brasileiros. Segundo dados Nielsen, é líder em seu segmento com 84% de representatividade em valor. Tanto sucesso pode ser atribuído ao sabor único, que não revela apenas um adjetivo publicitário. O grande diferencial está no chamado “quinto gosto”, muito além dos tradicionais azedo amargo, doce e salgado. A sensação é provocada pelo Glutamato Monossódico, descoberto em 1908 pelo Dr. Kikunae Ikeda, então pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio. Em 1909, a Ajinomoto foi fundada e deu início a uma linha de produtos alimentícios à base da nova substância. A marca Sazon foi carro-chefe dessa linha e desembarcou no Brasil em 1956.
Hoje, Sazon está para a Ajinomoto assim como “É o amor” está para Zezé di Camargo e Luciano. Ano, atrás, quando uma campanha publicitária uniu os dois ingredientes em uma mesma receita, obteve a combinação perfeita. Afinal, quem não se lembra da propaganda que tornou a marca conhecida por representar o chamado sentimento mais nobre da humanidade? Graças à estratégia, Sazon ficou eternizado como “o tempero do amor”. De tempos em tempos, a dupla volta a protagonizar os comerciais da marca. A última aparição foi no segundo semestre de 2009, quando os sertanejos dividiram a cena com outros membros da família em torno de uma mesa. O destaque, claro, eram as receitas com Sazon preparadas pela matriarca.
O tempero Sazon pode ser acrescentado em qualquer receita que tenha como ingrediente principal um dos alimentos indicados nas embalagens. Para adequar os paladares, atualmente está disponível em nove versões:
– Amarelo, para legumes, verduras e arroz;
– Laranja, para massas, batatas e arroz;
– Marrom, para feijão, ovos e arroz;
– Salada, para todos os tipos de salada;
– Verde, para aves, peixes e arroz;
– Vermelho, para carnes, legumes e arroz;
– Sabor do Nordeste, para carnes, aves e peixes;
– Sabor do Sul, para carnes, massas e arroz;
–Branco, só para arroz branco. Foi lançado após uma pesquisa de mercado mostrar que, apesar de apreciar o sabor, muitos consumidores não usavam as outras versões de Sazon no preparo de arroz por não gostar do aspecto colorido adquirido pelo alimento.
Além do tempero tradicional, a Ajinomoto também lançou o caldo Sazon. A principal vantagem é que ele é em pó e não precisa ser dissolvido antes do uso. Assim, é mais fácil de usar do que os caldos tradicionais. Além disso, pode ser aplicado diretamente em pratos secos, como farofa, por exemplo, e em qualquer etapa do preparo. É achado nas seguintes: bacon com toque de cebola, carne, caseiro, costela, frango com toque de shoyu, galinha, legumes e picanha com toque de alho.
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