Topo

Conheça a origem e as diferentes utilidades da mandioca

3.97 / 5 - 36
Comente

A origem da mandioca é um tanto controversa, várias pessoas acreditam que ela teria suas origens na américa Central e do Sul, outras pessoas acreditam que sua origem vem do cerrado brasileiro e posteriormente foi largamente passada para a Amazônia.

mandioca

Depois disso teriam os indígenas aprendido a cultivar esta planta, passando a chamar de Mani-oca. Quem registrou esta lenda, foi o escritor e folclorista mineiro, que é especialista em culturas indígenas e lendas, o Couto de Magalhães (1837 – 1898).

Vários pesquisadores acreditam que a mandioca teve a sua origem em tribos Tupis, porém esta pode não ser a versão mais utilizada corretamente. A palavra Mani, tem uma origem Aruak (povos originários do alto amazonas, litoral equatoriano e planícies venezuelanas), e também eram exímios agricultores, principalmente para se cultivar a mandioca, sendo possível se presumir que os Tupis puderam ter aprendido com eles como cultivar todas as plantas.

Por ter uma provável origem da mandioca é caracterizada por um produto brasileiro e deverá ter uma relevante importância para a cultura, bem como em toda a alimentação brasileira. Ela deverá ser produzida em 1,7 milhões de hectares para todo o Brasil, juntamente com milho, arroz, cana de açúcar, entre uma serie de outros produtos, constituindo como principais fontes de alimento onde mias de um bilhão de pessoas em todo o mundo a utilizam como fontes alimentares.

Veja algumas curiosidades sobre a mandioca

A mandioca é considerada uma raiz, e deve ser muito bem preparada para que seja realmente saborosa, cada 100 gramas do tubérculo possui o equivalente a 150 calorias, ou seja um prato excelente para que seja consumido principalmente por pessoas que precisam ganhar peso.

Ela possui praticamente todas as quantidades de sais minerais, cálcios, ferro e fósforo, e vitaminas de complexo B, entre uma série de aminoácidos.

Possui uma casca fina em cor marrom, e a sua parte interna é branca, por isto é oriunda da lenda do índio que nasceu branco.

Nos meses de janeiro a julho, normalmente é o período que ocorre a safra da mandioca.

A mandioca é considerada a base de alimentação de várias tribos de índios do Brasil.

Conforme cada uma das regiões do Brasil ela tem nomes bastante diferentes, podendo ser chamada de macaxeira, aipim, castelinha, macamba.

A mandioca brava, é uma espécie venenosa e não pode ser consumida sem que seja retirada o veneno pois se pode morrer em poucos minutos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: