Topo

8 dicas para preparar macarrão no ponto ideal

Comente

A macarronada é um prato simples de ser preparado, de modo que, o que pode ser um pouco complexo é o molho escolhido. Entretanto, algumas pessoas também podem se deparar com dificuldade de encontrar o ponto certo da massa, deixando-a demasiadamente mole a ponto de nenhum molho se aderir à massa.

Por isso, separamos algumas dicas de como preparar uma boa macarronada, elas te ajudarão a nunca mais errar no ponto.

Como fazer macarrão no ponto ideal

Atenção a quantidade de massa

Na hora de preparar o macarrão, procure calcular a quantidade certa para o número de pessoas que irá servir. De acordo com chefes de cozinha, meio quilo de massa serve tranquilamente cinco pessoas, ou seja, o calculo é de 100 gramas para cada pessoa à mesa.

Escolha da panela

Veja também:

Na hora de escolher a panela que vai cozinhar a massa, escolha uma bem grande, ela deve ser mais alta do que larga. Isso porque você vai precisar de bastante espaço que a massa cozinhe. Cerca de 100 gramas necessita de um litro de água.

Caso contrário a massa ficará grudada ou não cozinhará direito, sem contar que na hora que começar a ferver, corre-se o risco de sujar todo fogão com a água do macarrão.

Sal na água

De acordo com os italianos, a água que cozinha o macarrão deve ser salgada como o mar. Porém, na verdade, o ideal é colocar uma colher de chá de sal para cada litro de água, mas isso pode mudar de acordo com o paladar de quem está preparando o prato. Lembrando que o sal pode retardar o cozimento, logo, a dica é colocar o sal depois que o macarrão já estiver na panela.

Temperatura

Algumas pessoas costumam abaixar o fogo quando a massa começa a cozinhar e isso é um grande erro. O ideal é deixar o fogo no máximo sempre durante o cozimento.

Sem azeite

É um grande mito colocar azeite o fio de óleo na água para que a massa não grude. O óleo só irá atrapalhar na hora de colocar o molho na massa, pois ele impede que o molho entre no macarrão, sem contar que deixa a massa mais pesada.

Sem quebrar a massa

Evite quebrar a massa ao meio para que ela caiba na panela. Não se preocupe se os fios do macarrão forem maiores que a panela, isso acontece. Na hora do cozimento a parte de baixo tende a amolecer e logo todo macarrão estará cozinhando na panela, sem deixar uma parte mais cozida que a outra.

Tempo de cozimento

Sempre olhe qual o tempo indicado na embalagem para o cozimento de sua massa. Quando a ideia é preparar um macarrão ao dente, isso significa que ao morde-lo ele tende a oferecer uma certa resistência, sendo o ponto ideal para o preparo.

Na hora de colocar o molho

Se sua massa estiver pronta e você deseja servir logo em seguida, escorra sem lavar e acrescente o molho. Porém se massa estiver pronta e você resolver comer só mais tarde, lave, pois isso irá interromper o cozimento. Basta guardar a massa na geladeira, e quando for servir, lavar com água fervente e depois colocar o molho.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: