Topo

Peixe gigante aparece em Bertioga, SP

Publicidade
Comente

Um animal estranho acabou saindo das águas de Bertioga, no litoral do estado de São Paulo, e assustou ao mesmo que tempo que deixou bastante intrigado uma comunidade de pescadores locais. Um peixe gigante, que pesava cerca de 250 quilos e media cerca de 2 metros, foi encontrado esta semana na praia conhecida como Boracéia. De acordo com as informações que foram publicadas na imprensa local, o peixe acabou indo parar na rede de um dos pescadores que estava no local.

peixe-gigante-bertioga-sp

O peixe que foi encontrado recebe o nome de peixe-lua, de acordo com alguns pesquisadores que foram até o local para ver o animal de perto. O peixe teria ido parar em uma rede de pesca de Manoel Raimundo Valentim, de 58 anos de idade e que já é um veterano nas pescarias que acontecem no local. Ele teria deixado a rede no mar na quarta-feira de manhã. Depois disso saiu do local e foi fazer algumas outras atividades, voltando para recolher a rede de noite. Quando ele foi tentar puxar a rede percebeu que não conseguiria tirar o material da água sozinho.

Publicidade

Mas até o momento o pescador ainda não tinha se dado conta de que tinha pescado um peixe muito grande. Pensava que poderia se tratar de uma grande quantidade de peixes menores. Ele teve que deixar a rede no local, pois já era tarde e não havia ninguém do perto que poderia ser chamado para que ajudasse ele a tirar a rede do mar. Apenas na manhã seguinte que o pescador recolheu a ajuda dos vizinhos e parceiros de pesca para conseguira arrastar para fora a rede. Fora necessários cinco homens para conseguir puxar a rede para fora, quando o peixe de dois metros apareceu diante deles.

O pescador afirma que já havia visto alguns peixes grandes, mas nenhum deles se comparava a ao tamanho deste animal que estava agora atraindo a atenção de muitos curiosos na praia. “Nunca vi peixe assim, não sei nem o que fazer com ele. Por isso, a gente está pedindo ajuda, para ter informação sobre o que fazer com ele”, fala o pescador.

Para tentar identificar o peixe e saber mais informações sobre o gigante de 250 quilos, foi necessário a avaliação de um profissional. De acordo com um professor de oceanografia biológica da Universidade de São Paulo, trata-se de um Peixe-Lua, que também possui o nome cientifico de Mola mola, da família Molidae. “É um peixe relativamente comum em águas oceânicas brasileiras, apesar de não abundante. Não tem valor comercial, ou seja, sua carne não é apreciada para consumo, felizmente, pensando na preservação da espécie”, analisa o especialista.

Publicidade

O especialista explica ainda que pegar este peixe, para um pescador, não costuma ser um bom negócio. Apesar do peso, o peixe-lua não é recomendado para o consumo humano e também não teria muito valor comercial. Geralmente estes animais costumam ser capturados apenas para que os especialistas consigam estudar mais a espécie e obter ais informações sobre a fauna marinha.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: