Topo

Mundo animal: 10 coisas incríveis que os cães conseguem farejar

Os melhores vídeos e fotos bizarras da internet estão no ClickGrátis! Mundo animal Bizarro: conheça 10 coisas incríveis que os cães conseguem farejar
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Que a máxima que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem tem seu fundo de verdade não restam dúvidas, entretanto, o que muitos não sabem é até que ponto essa amizade pode ser útil aos humanos. Saiba que esses inteligentes e companheiros animais, graças ao faro apurado, são, em muitos casos, mais que verdadeiros amigos para seus proprietários.

Os cães são, por natureza, farejadores e, aparentemente, se sentem realizados ao colocarem o faro em prática, pelo que, os humanos desde muito cedo aprenderam a explorar essa característica extremamente útil desses fantásticos animais. Na sequência você poderá conferir as 10 coisas mais inusitadas para as quais o faro de um cachorro tem sido útil ao longo do tempo.

Mundo animal: 10 coisas incríveis que os cães conseguem farejar

coisas-incriveis-caes-conseguem-farejar

Cães podem conseguir farejar o Câncer

Publicidade

De acordo com o site “Hypescience”, se treinados, os cães podem conseguir detectar se um paciente possui câncer no pulmão ou nas mamas através de seu faro, o motivo seria que as células cancerígenas possuem em tese um cheiro que as diferencia de células saudáveis, pelo que, através do hálito do paciente o cachorro conseguiria discernir.

Cães podem detectar diabetes e prever ataques epiléticos através do faro

Os cães possuem a capacidade de alertar quando os donos estão prestes a ter um ataque epilético, entretanto, não existe um estudo que comprove que essa sensibilidade esteja especificamente ligada ao faro do animal, por outro lado, sabe-se que eles podem avisar ao dono quando percebem que os níveis de açúcar no sangue estão em queda, aparentemente devido à facilidade que possuem para detectar diabetes.

Cães podem farejar bactérias

Os cães têm sido treinados para detectar bactérias, sobretudo aquelas que estão colocando em risco a existência das abelhas no mundo, algo que, se concretizado, mudará drasticamente o curso da cadeia alimentar. Um cão é capaz de, em 45 minutos, fazer vistoria de bactérias em cerca de 100 colmeias, algo que para um homem levaria no mínimo dois dias.

Cães podem farejar vítimas de afogamento

Publicidade

Essa é uma função para a qual inúmeros cães norte-americanos são treinados a cada ano. Serviços policiais dos Estados Unidos utilizam os cachorros para detectar corpos de vítimas de afogamento constantemente. O corpo das vítimas exala um odor que se propaga pela corrente aquática, e graças ao faro apurado os cães conseguem indicar o local onde o odor é mais consistente, indicando assim o ponto onde o corpo se encontra.

Cães conseguem localizar emboscadas e equipamentos de tropas inimigas

Embora muitas pessoas não saibam, durante a guerra do Vietnã, inúmeros norte-americanos utilizaram-se do potencial farejador dos cães para localizarem soldados inimigos, além de armas, túneis e armadilhas de tropas adversárias.

O mais curioso de toda essa história, e que retrata bem a inteligência a que esses animais são dotados, é que pelo fato de não poderem latir (por motivos óbvios em pleno campo de guerra), foram treinados a transmitir de outra maneira quando encontrassem algo, alguns deles sinalizavam cruzando as orelhas, outros arrepiando os pelos, e há quem diga que havia ainda um que era capaz de sinalizar ficando em pé sobre duas patas.

Cães podem farejar Dvd’s

Através do reconhecimento do policarbonato que é a matéria prima dos Dvd’s, os cães são capazes de localizar pelo faro praticamente qualquer quantidade de Cd’s e Dvd’s, um recurso bastante utilizado por policiais em alguns países para fazer a apreensão de material pirateado dessa natureza.

Cães podem farejar fezes de baleia

Para entender os hábitos e desenvolver estudos acerca da vida das baleias, alguns cientistas necessitam, por vezes, de ter acesso às fezes do animal, uma tarefa difícil visto que os excrementos pairam por no máximo trinta minutos sobre as águas antes de afundarem. Para auxiliar os cientistas, alguns cães foram treinados para localizarem onde as fezes submersas em água se encontram, para que os cientistas possam então coletá-las.

Cães podem farejar percevejos

Dentre as mais inusitadas utilidades para o faro dos cães, destaca-se também a possibilidade que eles possuem de farejar a existência de percevejos, eles podem detectar até mesmo um único inseto, ou pasme, até mesmo o ovo vivo deles.

Cães podem farejar minérios

Na Finlândia, graças a um financiamento do Governo, alguns cães foram treinados a detectar através do faro, as rochas com sulfureto. Logo nas primeiras tentativas os pesquisadores levaram os cães a localizarem um grande depósito.

Cães podem farejar a ovulação das vacas

Talvez você esteja pensando que a missão de diagnosticar se a vaca está no cio seja unicamente dos touros, sinto desapontá-lo, mas não é. Devido ao fato de as vacas, na atualidade, serem fecundadas através de inseminação artificial em sua maioria, os fazendeiros precisam ter a garantia de que não perderão sêmen em vacas que não estejam no cio, pelo que, alguns cães têm sido treinados para farejar e avisar quando uma vaca está no período de ovulação, a eficiência é tanta que eles conseguem saber antes mesmo dos touros.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: