A rainha do Pop Madonna sempre foi bastante conhecida pelas polêmicas, que acabaram se confundindo com sua própria carreira e se transformando na sua própria forma de renovar e questionar a música pop de uma forma geral. E se, hoje, ela acabou fazendo escola, na época de determinados lançamentos as polêmicas foram tamanhas que, inclusive, acabaram até mesmo causando questionamentos sobre a possível continuidade, ou não, da sua carreira.
Relembre abaixo alguns dos clipes lançados por Madonna que acabaram causando grandes polêmica em diferentes setores da sociedade:
Like a Virgin
Se a música e o álbum completo já era considerado bastante polêmico, o que não seria com o videoclipe? Pois o vídeo feito com a música que dava não apenas o título como também toda a temática do disco provocou bastante. Ele teve suas imagens feitas em Veneza, com a cantora dançando em uma gôndola.
Ela aparece vestindo roupas típicas dos anos 1980, contrastando com um vestido branco de noiva. As diversas cenas que fazem alusão direta a religião, especialmente a católica, misturado com as menções ao sexo fez causou furor.
Papa Don't Preach
Essa música foi lançada originalmente no disco True Blue, do ano de 1986. O clipe apresenta uma pequena história de uma adolescente que descobre estar grávida e que sofre em agonia o ter que desmanchar a imagem de “menininha do pai”. Neste caso, a edição do clipe acabou causando polêmica, pois mistura diretamente cenas da menina se relacionando com o pai, quando ainda era uma criança, com o relacionamento com o rapaz que a engravida, quando ela já é adolescente.
Além disso, outro tema que acabou sendo levantado no vídeo foi o aborto. E se o tema causa bastante controvérsia nos dias de hoje, imagina o que não aconteceu quando ele foi divulgado no final dos anos 80.
Open Your Heart
Mais uma música lançada originalmente no disco True Blue. Em um primeiro momento, ela realmente parece apenas mais uma balada romântica. Mas o clipe acabou apresentando uma abordagem e uma leitura bastante diferente da letra de uma forma geral.
O filme mostra uma stripper dançando aos olhos de frequentadores do clube. Além dos homens que estão no local, a dançarina acaba aguçando também a curiosidade de um menino. E é justamente com essa criança que a dançarina acaba deixando o local, o que acabou causando uma grande polêmica.
Like a Prayer
A música que dá título ao disco da cantora que foi lançado oficialmente no ano de 1989 mais uma vez acaba indo para um caminho de enfrentamento com a religião e com a igreja de uma forma geral. A cantora aparece dançando na frente de cruzes que estão pegando fogo.
Mais uma cena específica do clipe acabou causando ainda mais fúria de determinados setores da igreja, quando é feita uma referência direta à crucificação de jesus, mostrando estigmas nas mãos da cantora. O clipe acabou causando uma condenação formal emitida diretamente pelo Vaticano.
Justify My Love
Essa música foi lançada no disco The Immaculate Collection (1990) e o clipe acaba dando o tom sexual de uma forma geral. As imagens mostram Madonna percorrendo o corredor de um hotel com uma maleta, meio confusa, mas fazendo uma espécie de dança sensual. Ela acaba espiando outras pessoas através das frestas, que surgem na tela fazendo diversas posições sexuais.
Em um determinado momento, ela encontra um homem e eles acabam indo para um quarto. E, neste momento, temos mais uma provocação direta à religião católica, pois quando o homem abre sua camisa ela se depara com diversos crucifixos pendurados no pescoço, o que muitos acabaram interpretando como sendo um padre, mesmo que nem o clipe e nem a música faça referência direta.
Erotica
Mais uma música que dá título a um disco, este lançado originalmente no ano de 1992. Neste clipe as referências e as cenas de sexo deixam de ser fortemente sugeridas, como eram nos clipes anteriores, e acabaram se tornando mais explicitas. Já o começo do clipe mostra Madonna sendo despida por um homem, que beija ela de uma forma bem intensa.
Este clipe acabou sendo vetado até mesmo pela MTV, que sempre foi uma emissora bastante aberta sobre estes temas, ficando de fora da programação oficial do canal.
Comentários (0) Postar um Comentário