Topo

Jovens do Irã são condenados por dançar em videoclipe da música 'Happy'

Notícias, músicas novas e informações do mundo musical, você vê aqui, no ClickGrátis! Jovens do irã são condenados por dançar em videoclipe da música 'Happy'
Publicidade
Comente

Na atualidade qualquer pessoa com uma câmera na mão e acesso à internet pode criar qualquer tipo de vídeo e lançá-lo na grande rede sem muitas dificuldades, podendo até mesmo tornar-se eventualmente uma subcelebridade da web.

Apesar disso, para alcançar o sucesso e evitar complicações legais, o ideal é seguir sempre as regras impostas pela cultura e pelas leis do país natal, afinal, uma ação equivocada pode acabar trazendo prejuízos incalculáveis.

Um caso clássico das complicações que determinados vídeos podem trazer, por exemplo, aconteceu recentemente no Irã. O que para nós, brasileiros, poderia ser visto como um mero vídeo de entretenimento acabou se tornando uma afronta à cultura iraniana, na opinião das autoridades locais.

Jovens do Irã são condenados à prisão e chicotados por gravar vídeo com a música Happy

jovens-ira-condenados-por-dancar-clipe

Publicidade

Um grupo de jovens iranianos gravou um simples vídeo no qual eles aparecem dançando ao som da música ‘Happy’, de Pharrel Williams. No vídeo os jovens aparecem felizes em um momento de diversão casual, o que na visão da cultura brasileira seria algo absolutamente normal.

Apesar do teor do vídeo, notícias recentes apontam que o tribunal iraniano não aprovou a conduta dos jovens, condenando-os à prisão e a uma pena que prevê 91 chicotadas. As informações são da Campanha Internacional de Direitos Humanos do Irã, uma ONG sediada nos Estados Unidos.

Publicidade

Através de seu site, a ONG aponta que os jovens teriam sido julgados nessa semana em função do referido vídeo. Eles teriam sido acusados de ‘manter relações ilícitas’ nas cenas e pelo fato de o vídeo ser considerado ‘vulgar’ pelo tribunal. No caso das mulheres, a pena teria sido de um ano de prisão.

Leia também:

Motivo da punição dos jovens

As informações publicadas na web apontam que os jovens teriam sido detidos no mês de maio desse ano, após o vídeo ter sido considerado ‘provocador’, no ponto de vista dos padrões morais da República Islâmica. No vídeo os seis jovens aparecem alegres e cantando a canção ‘Happy’ dentro de uma casa, em terraços, e ainda em ruas de Teerã.

As meninas serão punidas por não usarem o lenço de cabelo, que é obrigatório às mulheres iranianas, além disso, a punição também se deve ao fato delas não terem usado capas sobre as roupas, que por sua vez, servem para cobrir as formas do corpo, incluindo nádegas, pernas e coxas.

As informações apontam que a polêmica do vídeo se deve também ao fato de as mulheres terem dançado com homens, o que é uma grande violação do código de comportamento islâmico, que o Irã tende a respeitar principalmente em público.

Um dia após a detenção dos jovens eles ficaram em liberdade mediante o pagamento de uma fiança, ficando a partir daí à espera do julgamento. Na ocasião a polícia local confiscou os computadores e telefones celulares, dentre outros artigos pessoais dos jovens.

Veja abaixo o vídeo que teria causado toda ‘confusão’


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: