Topo

Saiba o que fazer quando as notas dos seus filhos andam baixas

Publicidade
Comente

A hora de pegar o boletim na escola do filho costuma ser sempre um momento de tensão tanto entre os pais quanto os para as crianças. Afinal de contas, os pais sempre estão naquela expectativa de como andam as coisas com os pequenos na escola, enquanto que os filhos ficam com medo de terem que mostrar uma nota baixa e terem que enfrentar a ira da mãe ou do pai.

Geralmente é a mãe que acaba assumindo mais de perto a educação das crianças. Mesmo que elas estejam cada vez mais passando esta tarefa para os pais e também estejam cada vez mais tendo que sair de casa para trabalhar na rua, a mãe ainda domina quando os assuntos são escolares. Além disso, as crianças ainda acabam tendo um pouco de medo de contar que tiraram uma nota baixa para o pai, já que geralmente o homem costuma ser o mais duro na relação com as crianças.

notas-dos-filhos-baixas

Publicidade

Para a mãe que acabou tendo uma decepção que foi buscar as notas do seu filho, é importante, antes de tomar qualquer atitude, uma análise cuidadosa do que pode estar acontecendo com o pequeno. Afinal de contas, é muito simples e fácil creditar simplesmente as notas baixas a uma preguiça de estudar. É importante que as mães consigam identificar os verdadeiros motivos que podem estar prejudicando o desempenho escolar das crianças.

A maioria dos educadores concordam que o mau desempenho das crianças na escola podem ser o resultado de uma combinação de diversos fatores, sendo que em alguns casos existem motivos que não necessariamente esteja relacionado apenas as crianças, como brigas dentro de casa, por exemplo.

Resolvendo o desinteresse

Muitas vezes as crianças que estão saindo do Pré e indo para o primeiro ano acabam perdendo o interesse nas aulas. Tudo simplesmente acaba ficando muito chato se comparado a diversão que geralmente as aulas do pré costuma ser. E isso realmente pode ser verdade. As crianças acabam se acostumando com tarefas criativas que ajudam elas a aprenderem, mas quando entram no primeiro ano acabam se deparando com uma forma menos criativa e mais maçante de ensino.

Publicidade

Neste caso, a tarefa da mãe é ajudar as crianças a tornar a tarefa algo um pouco mais prazeroso. O problema é que uma mãe não consegue mudar a forma como um determinado colégio ensina. Mudar o filho de escola pode ser uma solução, mas também pode se transformar em uma grande frustração. A dica então é tentar se aproximar e incentivar as crianças a estudarem quando elas não estão na escola.

É importante que o acompanhamento da mãe seja de perto e sempre de acordo com os conteúdos que são dados na sala de aula. Ou seja, de nada adianta a mãe ficar em cima somente quando os filhos entregam o boletim e não demonstrar nenhum outro interesse durante o processo como um todo.

Distúrbios

Outro problema que acontece frequentemente são os distúrbios que podem causar o desinteresse nas pessoas, como é o caso da dislexia, ou ainda um simples problema de visão que realmente pode atrapalhar o aprendizado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: