Topo

Meia-calça: dicas para usar e ficar na moda durante o outono

Confira alguns truques para utilizar melhor o acessório e conseguir combinar com outras peças.
Publicidade
Comente

A meia-calça é uma peça de rouba muito utilizada nos dias de hoje para complementar os mais variados tipos de looks. É possível criar desde combinações mais elegantes até aquelas que podem ser consideradas como mais ousadas. O fato é que ela se tornou uma marca registrada feminina, presença obrigatória nos guarda-roupas das mulheres. E, durante as estações mais frias, especialmente o outono, se torna um protagonista.

Meia-calça: dicas para usar e ficar na moda durante o outono

A função primordial desta peça de roupa é realmente oferecer uma camada extra de proteção para as pernas em relação ao frio. Portanto, elas podem ser utilizadas tanto por baixo de outras peças de roupa destinadas a parte de baixo do corpo como também sozinhas, de uma forma mais independente.

Essas peças também acabaram aparecendo de uma forma bastante frequente nos últimos desfiles de moda. Elas foram destaque nas passarelas de marcas como Isabel Marant, Giambattista Valli e Coperni, que desfilaram looks com meias coloridas – verde, amarelo, vermelho e azul. As grifes também investiram nas versões opacas, trazendo sofisticação para as produções.

A história da meia-calça

Publicidade

A peça de roupa está diretamente relacionada a criação de um outro item que se tonaria um marco no mundo da moda e do vestuário de uma forma geral: o nylon. A criação deste material é do químico americano Wallace Carothers, no ano de 1935. Na época, a criação foi definida como “uma nova sea feita de fibra sintética”. Três anos depois foram anunciadas as criações das primeiras meias confeccionadas com o seu material, mais resistentes e macios do que as utilizadas anteriormente.

Essas novas meias de nylon foram apresentadas oficialmente para o público no ano de 1939, durante a Feira Mundial de Nova York. Na época, o lançamento foi feito oficialmente pelo vice-presidente da Dupont, Charles Stine, que fez questão de demonstrar o principal diferencial do tecido, que era sua resistência. Para isso, disponibilizou a peça para um grupo de mulheres, sendo que elas podiam puxar cada ponta, sem que rasgasse. Com isso, o nylon acabaria se tornando a resolução de um grande problema na época: os remendos que tinham que ser feitos rotineiramente nas meias utilizadas até o momento.

Já as vendas das meias começaram oficialmente no dia 15 de maio de 1940, que acabou ficando conhecido no mundo da moda e no mercado como um todo como “O Dia N”, em alusão ao nylon. De acordo com os registros da época, o lançamento foi considerado como um dos maiores eventos comerciais dos últimos anos, especialmente depois do período da recessão norte-americana. Teriam sido vendidos 5 milhões de pares de meia em apenas quatro dias.

Publicidade

A imprensa da época conseguiu fazer alguns registros que acabaram entrando para a história, como as fotos nas quais centenas de mulheres aparecem lotando as lojas de departamento, segurando pares de meias de nylon.

Mas, além da durabilidade, a meia-calça feita com este material causou um profundo impacto na imagem feminina da época. Uma das suas principais características, além da elasticidade, também era sua transparência. E como elas se ajustavam muito bem na pele, deixava o aspecto das pernas sem rugas, tornando aparentemente mais magras e lisas. Além disso, deixava bem evidente as formas das pernas femininas, algo que as pessoas ainda não estavam acostumadas a ver publicamente.

Dicas para usar a meia-calça

Colorida – Uma forma que a peça de roupa tem aparecido nas passarelas é como um ponto de cor que se diferencia do restante das peças de roupa, especialmente aquela que compõem uma cor única. Por isso elas podem ser interessantes para criar um visual despojado que vai conseguir se destacar.

Monocromática – Elas também podem ser utilizadas para compor o visual monocromático com outras peças de roupas. Neste caso, elas também podem ser escolhidas coloridas, mas acompanhando as demais peças definidas.

Discreta – Já para quem quer uma composição mais discreta e elegante, uma alternativa sempre é a meia-calça fio 15, que se tornou um verdadeiro clássico. Ela pode ser utilizada como um complemento e ainda se torna muito interessante para utilizar por baixo dos vestidos de festa do inverno.

Contrastante – Já para quem deseja que a meia-calça se torne um ponto de contraste, a dica é utilizar o fio 80, que pé mais grossa e quase não revela a pele. Uma dica muito interessante é combinar a cor preta com sapatos coloridos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: