As unhas são estruturas muito importantes das extremidades dos membros superiores e inferiores. No caso das unhas das mãos, além de uma proteção importante para as partes mais extremas dos dedos, elas também acabam tendo uma importância muito grande no visual de uma forma geral.
Mas de nada adianta investir tempo e dinheiro para deixar as unhas mais bonitas se elas não conseguem se manter assim durante muito tempo. Quando as unhas ficam mais frágeis, por exemplo, elas quebram com uma grande facilidade, com um impacto no visual da mão inteira.
Além disso, também existem alguns outros efeitos negativos que podem ser identificados nas unhas, como a alteração de coloração. E tudo isso pode acabar tornando até mesmo a tarefa de deixar elas mais bonitas muito mais difícil.
Confira algumas dicas e passos importantes que devem ser seguidos para que as unhas se tornem mais fortes e quebrem menos:
Fique um tempo sem pintar
Quando as unhas estão quebrando constantemente, pode ser que algo esteja deixando elas mais fracas ou sem os nutrientes e as vitaminas que são necessárias para que elas consigam se manter firmes, como é o esperado da estrutura. E um dos vilões pode acabar sendo o próprio esmalte utilizado para que elas sejam decoradas.
Não é apenas o esmalte que pode deixar a unha mais ressecada. Os outros produtos que normalmente fazem parte da rotina do tratamento das unhas também podem acabar deixando-as com um aspecto menos saudável, inclusive com um aspecto mais esbranquiçado, normalmente indicando algum problema que pode vir a deixar elas quebradiças.
Foque na alimentação
A saúde das unhas, assim como de todas as partes do corpo de uma forma geral, depende muito do funcionamento e do estado do organismo como um todo. E a alimentação acaba tendo um papel muito importante nisso tudo. No caso específico das unhas, essas estruturas acabam sendo muito ricas em proteínas.
Caso o organismo da pessoa não esteja suprido com esses nutrientes e as vitaminas, pode ser que o efeito seja sentido e visto de uma forma mais efetiva nas unhas. O recomendado para iniciar um tratamento de fortalecimento das unhas de dentro para fora é manter uma alimentação variada e rica em ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B (limão, mamão e pera) e zinco (nozes, ostras e caranguejo).
Utilize a base fortalecedora
Existem alguns produtos que podem ser encontrados no mercado de beleza de uma forma geral que prometem fortalecer as unhas. Alguns deles acabam prometendo até mesmo alguns milagres, o que nem sempre acontece. Mas as bases fortalecedoras, que normalmente são utilizadas pelas manicures, acabam sendo muito interessantes para esses trabalhos.
Esse produto é composto por uma série de elementos com o poder de agir diretamente na queratina das unhas, deixando-as mais unificadas e endurecidas. Essas bases acabam saindo naturalmente com o passar do tempo, não sendo necessário utilizar outros produtos para sua remoção.
Proteja as unhas com luvas
Muitos problemas nas unhas, especialmente o enfraquecimento da estrutura, acabam sendo causados a partir de algumas atividades que as pessoas realizam no dia a dia. Muitas delas acabam sendo obrigatórias para muitos, como os afazeres domésticos. Por isso, nesses casos, o mais recomendado sempre é encontrar determinadas proteções.
Por exemplo, lavar a louça pode acabar ajudando a quebrar as unhas. Não apenas nos movimentos que podem, de fato, fazer com que essas estruturas sejam rompidas, mas também em relação aos produtos que vão sendo utilizados e que podem ser abrasivos, deixando as unhas fracas. Nesse caso, as luvas de borracha são as mais recomendadas, pois além de protegerem também oferecem uma boa pegada para que as pessoas consigam lavar a louça de uma forma mais segura.
Cuide das cutículas
Muitas pessoas cometem alguns erros nos cuidados das unhas, especialmente quando isso é feito em casa, sem a ajuda ou o trabalho de uma profissional. E um dos erros mais cometidos é justamente a falta de um cuidado mais efetivo com as cutículas.
Essa parte é muito importante, pois ela atua como uma membrana de proteção da base das unhas, dificultando a entrada de fungos e também de bactérias. Por isso, ela não pode ser completamente removida. E isso acaba sendo feito até mesmo por algumas profissionais, com foco na estética. Mas a grande maioria dos profissionais dermatologistas não recomendam que isso seja feito.
O mais interessante é retirar apenas o excesso das cutículas, mantendo a base de proteção. Caso essa área fique desprotegida, a entrada de fungos e bactérias podem atuar enfraquecendo a base, tornando toda a estrutura muito mais frágil. E, em muitos casos, isso acontece de uma forma silenciosa, sem que a pessoa perceba.
Além disso, também é muito importante se certificar de que os instrumentos utilizados para remoção da cutícula estão devidamente esterilizados.
Comentários (0) Postar um Comentário