Topo

Tratamentos para manchas na pele para homens e mulheres

Publicidade
Comente

As manchas na pele sempre são um tormento, tanto para homens como para mulheres, que sempre buscam uma aparência mais saudável e jovem. Desde as marcas de espinha assim como as sardas e os famosos cloasmas de gravidez são as marcas mais comuns que podem ser prevenidas assim como também apagadas. Como todo o tratamento, se tendo início nos primeiros sintomas, as chances de sucesso sempre são as maiores. E se forem prevenidas através da utilização de protetores solares diário, é possível se ter a garantia de uma pele aveludada e viçosa.

Estas manchas são uma variação de tons de pele, além de quantidade de melanina podendo aparecerem em tons marrom, brancas ou avermelhadas, variando de acordo com a disposição de cada pessoa a sua intensidade.

As pessoas que envelhecem possuem uma vulnerabilidade maior para aparecer pintas e manchas localizadas, o organismo vai perdendo a sua capacidade de filtragem de células defeituosas dando sempre este tipo de problema. Além disso a pele perde a parte da capacidade de se defender do sol, a radiação solar é acumulada na memória celular sempre durante diversas décadas da vida das pessoas.

Publicidade

As mãos são os principais vilões das manchas de pele, as famosas melanoses actínicas nas mãos, sardas brancas em pernas e antebraços, entre outras diversas lesões de pele. São vários dos efeitos causados na pele ao longo dos anos e que poderão aos poucos ser amenizados com a utilização do protetor solar.

Alguns acontecimentos como picadas de insetos, queimaduras leves e arranhões devem deixar a pele manchada. E a princípio as lesões sempre serão de cor de vinho ou rosadas, podendo com o tempo se tornar castanhas uma vez que o organismo tende a depositar melanina nos locais onde houveram inflamações e particularmente nas pessoas que tenham pele morena ou dourada, ou mesmo também peles que pegam facilmente um bronzeado.

A acne costuma deixar manchas avermelhadas e escuras por muito tempo, mesmo após as espinhas terem desaparecido, fazendo com que a cada espinha nova que apareça cause alguns aborrecimentos por vários meses.

Publicidade

Existem também manchas conhecidas por aparecerem em áreas sensíveis, como por exemplo as axilas e a parte interna das coxas, que são um grande incômodo para a maior parte das mulheres, principalmente para as que tiverem pele mais escura.

Elas são classificadas como dermatites de contato, e são causadas pela utilização de desodorantes ou pela depilação. Inicialmente as manchas deverão ser analisadas e terem um laudo médico para se aplicar um tipo de tratamento adequado para tal finalidade.

Apagar as sardas brancas não é muito fácil, apesar disso alguns tratamentos interessantes prometem diminuir consideravelmente boa parte delas ou as tornar menos evidentes.

Os pequenos pontos que aparecem mais claros que o tom de pele, invadem normalmente os braços e pernas, além do colo a partir doas 30 ou 35 anos, principalmente nas mulheres, nos homens aparecem nos ombros e nas costas, sendo resultado de anos de exposição solar sem proteção. São bastante difíceis de serem apagadas para sempre. Apesar disso é muito bom se lembrar que nenhum tipo de tratamento evita que novos pontos brancos possam aparecer. Vale a pena investir na prevenção, se utilizando frequentemente filtro solar. Para quem utiliza filtro fator 15, deverá aumentar o fator de proteção para 20 ou mais e pelo menos quando vai á praia orienta os dermatologistas.

Outros tipos de tratamento poderão ser utilizados contra as manchas, como por exemplo, tratamentos de ácido retinóico por exemplo + hidroquinona. Composto com fórmulas que possuem estes dois componentes são muito utilizadas e a concentração de utilização deverá depender do tratamento médico indicado. Sendo analisados diversos fatores como o tipo de pele, profundidades de mancha, além de diversos outros fatores individuais que devem ser analisados por um profissional em cada caso. Em algumas situações por exemplo, os pacientes recebem corticoides para se aumentar a eficácia das fórmulas, e os efeitos colaterais devem ser a descamação e a pele levemente rosada. Devendo sempre ser aplicados á noite e no inverno preferencialmente pois a incidência de sol é menor.

Outro método interessante para se tratar sardas escuras e claras é a microcauterização, onde um aparelho com ponta finíssima e quente deverá ser aplicada em cima de cada lesão, de forma que uma carga elétrica pode causar a destruição das manchas indesejadas; Este processo poderá ser realizado em qualquer tipo de pele, o dermatologista aplica cremes anestésicos ou utiliza anestesia local em cada lesão em alguns instantes antes de se realizar o procedimento, podendo ainda ser realizado durante uma simples consulta. Como efeitos colaterais o paciente fica com algumas crostas na pele por até dez dias e de 15 a 30 dias em outras partes do corpo.

A técnica de neve carbônica é praticamente indolor, e o ideal é se utilizar para as loiras e ruivas, um método muito interessante que consiste em se utilizar uma ponta congelada de um aparelho, aplicada sobre as lesões destruídas pelo frio intenso. As crostas podem ficar em um período de 10 a 30 dias dependendo da região do corpo, e é necessário se realizar pelo menos três aplicações para que se tenha resultados satisfatórios.

Outra técnica interessante é a aplicação de Amelan, que é feita em um consultório de um dermatologista, e esta manutenção é realizada em casa. É um método que se utiliza para tratar melasmas e cloasmas, oferecendo uma leve descamação e vermelhidão na pele podendo ser disfarçadas com a utilização de protetores solares e também hidratantes.

Existem diversas outras novas técnicas como por exemplo o Laser Quantum, que é o mais utilizado para se resolver manchas avermelhadas do pescoço, estas que representavam sempre um problema de difícil solução e oferece um ótimo resultado, é excelente para as melanoses.

O laser fracionado também é uma técnica interessante voltada para melanoses e queratoses, e no caso de peelings de laser, oferece um resultado satisfatório e uma recuperação que pode levar de três a seis meses, podendo acontecer casos de hiperpigmentação e cicatrizes sendo uma técnica deixada em segundo plano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: