Topo

Tirando dúvidas sobre o uso da escova progressiva

Comente

Cabelos armados, rebeldes e com pontas duplas são apenas alguns dos fatores causadores de terror nas mulherada, e pudera, uma mulher que se preze está sempre em busca de cabelos bem cuidados.

Diante da necessidade de se manter com o cabelo sempre em dia, a escova progressiva é uma das opções que no Brasil despontam como alternativa moderna, orientada principalmente àquelas mulheres que não podem perder horas na frente do espelho.

As escovas progressivas servem para deixar os cabelos sedosos, lisos e ricos em movimento, ou seja, basicamente tudo que uma mulher pode desejar para suas madeixas, entretanto, é importante ressaltar que nem só de benefícios é feito o procedimento, pelo que, na sequência traremos de maneira mais completa os prós, os contras e as principais dúvidas a esse respeito.

Prós, contras e dúvidas sobre o uso da escova progressiva

duvidas-sobre-escova-progressiva

Tipos de escova e informações úteis

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que existem inúmeros tipos de escovas progressivas, dentre elas, a marroquina, a de mel, a chocolate, a morango e a leite e frutas, isso só para citar algumas.

Diante da quantidade de opções é comum que muitas mulheres fiquem em dúvida em relação ao melhor tratamento e sobre qual deles produz os menores danos em relação à saúde visto que o elemento químico principal da escova progressiva é o ácido fórmico popularmente conhecido como formol.

Pois bem, nesse ponto é importante esclarecer que a ANVISA proibiu o uso exagerado do formol em salões e produtos de beleza justamente devido ao dano que pode causar à saúde, pelo que na atualidade só são permitidos 0,2% de formol em escovas progressivas, portanto, a dica aqui é sempre que optar por esse procedimento, ficar atenta à quantidade de formol da fórmula, priorizando sempre aquelas que possuem menores quantidades em sua essência.

Leia também: 

Na sequência esclarecemos outras dúvidas comuns sobre escova progressiva

A escova progressiva economiza mesmo tempo em frente ao espelho?

Sim. O principal objetivo da progressiva é alisar e reduzir o volume do cabelo, por esse motivo, a mulher não perderá tempo escovando e pranchando as madeixas, visto que, para manter sempre o liso da progressiva é necessário apenas um jato quente depois da lavagem.

Todo mundo pode fazer?

A principio sim, entretanto, antes de decidir fazer uma progressiva o ideal é consultar um profissional para que ele avalie as condições do cabelo, se os fios estiverem com outro tipo de química possivelmente será necessária uma avaliação mais precisa para que não haja uma incompatibilidade que acabe por detonar as madeixas.

Quanto tempo dura?

Antigamente, quando o formol era liberado bela ANVISA a escova progressiva durava em média 3 meses, agora com a proibição do formol a durabilidade da progressiva reduziu para em média 45 a 60 dias no máximo.

A progressiva estraga o cabelo?

No inicio o cabelo fica lindo e cheio de vida, entretanto, com o passar do tempo e constantes retoques de raiz é comum o cabelo perca um pouco de seu brilho podendo até mesmo ficar com as pontas ressecadas. Para evitar esse tipo de situação, é importante manter o corte em dia os fios sempre hidratados.

Há alguma coisa que eu possa fazer para que a escova progressiva dure mais?

Com a restrição do formol na progressiva não existe técnica comprovada para evitar que ela se desfaça mais cedo, entretanto, algumas mulheres na tentativa de retardar um pouco esse processo tem utilizado shampoos e condicionadores específicos para quem já passou por esse tipo de tratamento químico.

Se eu não gostar, tem como desfazer?

Infelizmente não, em uma primeira instância o processo é irreversível, pelo que se deve considerar todas as variáveis antes de optar pelo procedimento. Após a realização da progressiva, só resta esperar a química sair com as lavagens, ou mesmo aguardar que a raiz do cabelo cresça novamente para que possa então cortar a parte que passou pelo tratamento.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: