Topo

Dolomita: entenda o que é os seus benefícios para pele

Produto é um dos novos queridinhos dos tratamentos de pele.
Publicidade
Comente

De tempos em tempos surgem alguns produtos que acabam se tornando os queridinhos do momento quando o assunto são os cuidados com a beleza de uma forma geral. Atualmente temos a dolomita, que é um composto que pode ser encontrado como ingrediente de uma série de produtos que estão sendo lançados nos últimos tempos. 

Dolomita: entenda o que é os seus benefícios para pele

Mas muitas pessoas ainda não entendem bem o que é a dolomita e para que este produto serve. Então preparamos esse guia para que você consiga aprender mais sobre os efeitos da dolomita e entenda se estamos falando de um produto natural ou de algum composto criado apenas dentro dos laboratórios.

O que é a dolomita?

Muitos materiais promocionais sobre este produto acabam indicando que estamos falando de algo natural, e realmente é verdade. Estamos falando de um tipo de mineral carbonático. Ele deve ser encontrado dentro de determinados tipos de rochas calcárias. Mas a dolomita utilizada para fins estéticos acaba tendo que passar por alguns processos. 

Publicidade

Esse produto retirado das rochas deve passar por um processo de purificação, ainda no seu formato de pedra. Depois que ela passa de um determinado tratamento, ela acaba sendo vendida já para fins estéticos de uso pessoa. 

Uma das características da dolomita é o fato dela ter uma grande quantidade de cálcio e também de magnésio na sua composição, e isso acaba fazendo com que ela tenha uma característica alcalina. Além de ser utilizada como um produto para fins estéticos, a dolomita também pode acabar sendo utilizada como suplemento alimentar.

Para que serve a dolomita?

Um dos principais efeitos da dolomita é o alívio de dores que são causadas por queimaduras e por lesões. Por conta disso, ela também pode acabar sendo utilizada em outros produtos que podem acabar sendo utilizados para estas finalidades, especialmente as queimaduras que acontecem de forma natural. 

Publicidade

A composição da dolomita garante que este mineral tenha ações calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e também antisséptica. Outros benefícios que também podem ser encontrados na dolomita são:

  • Tratamento dental: a pasta é utilizada na hora da escovação com o objetivo de tratar a gengivite e a afta
  • Alívio de dores: o magnésio presente na dolomita ajuda no relaxamento muscular, combatendo a rigidez
  • Cuidado da pele: a dolomita ajuda a tonificar e a revitalizar a pele do rosto
  • Ajuda no tratamento de espinhas: sua ação cicatrizante ajuda a desinflamar as espinhas

Existem algumas informações que circulam sobre a dolomita que indicam um benefício que os produtos criados a partir deste mineral que é o de hidratação e tratamento dos fios de cabelo. Mas os especialistas sugerem cuidados neste tipo de procedimento, uma vez que estudos mais recentes indicam que ele não é muito indicado para o tratamento de fios de uma forma geral. 

Quando a dolomita for aplicada nos fios de cabelo, é muito comum que ela possa inclusive oferecer um efeito completamente contrário daquele que se espera. Ou seja, ao invés de trazer os benefícios esperados para o cabelo, na verdade ele pode até mesmo prejudicar os fios como um todo. 

A dolomita possui contraindicações?

Um dos erros que muitas pessoas cometem quando elas vão procurar um determinado produto diferente daqueles que elas utilizam normalmente para determinados tratamentos é a char que, por ser algo natural, ele não terá nenhum tipo de contraindicações. No caso da dolomita, existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes da utilização da mesma. 

Um dos principais perigos que a dolomita traz para a pele das pessoas é que, devido a sua composição, ela ac aba tendo um pH alcalino, o que contrasta com o pH da pele, que normalmente é ácido.

Por isso, quando a dolomita acabar sendo utilizada em grandes quantidades, essa diferença entre os pHs pode acabar trazendo alguns problemas. Inclusive isso pode acabar criando um cenário propício para o surgimento de determinadas doenças de pele. 

No caso das máscaras que acabam tendo uma grande concentração de dolomita, esse cuidado deve ser ainda redobrado, já que o produto tende a ficar uma grande quantidade de tempo no rosto. Além disso, algumas pessoas também podem acabar tendo algum tipo de alergia ou sensibilidade em relação a este produto. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: