O crescimento capilar acaba sendo um processo, para a grande maioria das pessoas, lento. Especialmente quando estamos falando das mulheres que estão interessadas em deixar os fios chegarem em um determinado comprimento. Mas, além do movimento natural que acaba sendo consequências do tempo, existem ainda algumas dicas que podem ajudar para que os fios cresçam mais rapidamente.
Normalmente existe um tamanho de crescimento médio capilar que leva em consideração as condições normais humanas. Nestes casos, este crescimento acaba variando entre 1 e 1.5 cm por mês, o que acaba dando a dimensão do tempo que leva até que os cabelos cheguem em um determinado tamanho.
Confira algumas dicas que podem ajudar a aumentar este ritmo de crescimento no mês a mês.
Se atente para a saúde física e mental
Antes de mais nada, é sempre importante ter em mente que o crescimento dos cabelos está naturalmente vinculado a saúde do organismo de uma forma geral. Por isso, em muitos casos as pessoas acabam tendo problemas para conseguir deixar os fios aumentarem de tamanho justamente em função de uma falta de cuidado com o seu corpo e a sua mente.
Por isso, os especialistas recomendam que as pessoas tenham cuidados em relação a ingestão de vitaminas, por exemplo, suprindo todas as necessidades do corpo. Além disso, também é importante evitar o sedentarismo e manter o sono em dia.
Diminua a quantidade de químicas e do calor intenso
Um outro cuidado que as pessoas precisam tomar em relação aos a saúde dos fios de uma forma geral é com os procedimentos e com alguns tratamentos que se tornam bastante comuns no dia a dia das mulheres, mas que podem acabar ir tornando os fios mais fracos.
As químicas, utilizadas especialmente para colorir ou para alisar os cabelos, acabam tendo um efeito muito forte na forma como os fios se desenvolvem. E isso pode atingir a a raiz capilar, e consequentemente pode acabar tornando os fios mais fracos, quebradiços, crescendo menos.
Utilize produtos específicos para as químicas
É claro que as mulheres que desejam focar no crescimento dos fios de cabelos não precisam abolir completamente das suas vidas a utilização de determinados tipos de químicas. Mas, nestes casos, é muito importante tomar alguns cuidados para que estes tratamentos se tornem menos invasivos.
Uma boa forma de controlar os possíveis efeitos colaterais das químicas utilizadas nos cabelos é ter cuidado para utilizar produtos que sejam específicos para os procedimentos que envolvam química. Além disso, também pode ser interessante utilizar produtos que ofereçam tratamentos para quebra e queda capilar. Também é importante utilizar determinados produtos que tenham a finalidade de repor queratina e aminoácidos que são perdidos em tratamentos alisantes e descolorantes.
Mantenha uma rotina de higiene capilar
A higiene capilar também é muito importante, mas dentro de um cronograma e de uma rotina. Como o cabelo cresce do couro cabeludo, a região deve estar saudável para que os fios tenham um ambiente propício para se desenvolver.
Os fios e a cabeça, de uma forma geral, sempre devem ser muito bem lavados, utilizando shampoos que sejam específicos para o tipo de cabelo. O processo de limpeza correta do couro cabeludo ajuda a evirar fungos, bactérias e oleosidade.
Cuide dos hormônios
O procedimento de crescimento dos fios de cabelo também está diretamente relacionando com a atuação dos hormônios no corpo das pessoas. As mulheres acabam tendo que tomar um maior cuidado em relação a saúde hormonal justamente em virtude das características do seu próprio corpo, que acaba fazendo com que os hormônios se tornem mais instáveis.
Um dos hormônios do corpo que acaba afetando diretamente a saúde capilar é o DHT (dihidrotestosterona). A partir do momento que ele se torne desequilibrado no corpo, pode aumentar a produção da oleosidade, o que faz com que o desenvolvimento dos fios seja prejudicado.
Comentários (0) Postar um Comentário