Topo

5 dicas de especialistas para fazer o cabelo crescer mais rápido

Saiba o que fazer para ver os fios ganharem volume no dia a dia.
Publicidade
Comente

O crescimento capilar é algo muito importante para muitas pessoas, especialmente para mulheres que optam por cortes e penteados com fios mais longos. Afinal, mesmo com a necessidade de manutenção, o crescimento dos fios permite que o cabelo continue se renovando, mantendo-o vivo.

[image]

Algumas pessoas apresentam uma velocidade de crescimento capilar maior do que outras, e isso não ocorre apenas nos cabelos, mas também nos pelos em outras partes do corpo. De acordo com pesquisas médicas, a média de crescimento capilar do ser humano é de 1 cm a 1,5 cm por mês.

Esse crescimento natural está diretamente relacionado a questões genéticas, mas existem formas de ajudar no aumento dos fios com estímulos externos específicos.

Publicidade

Confira algumas dicas, atestadas por profissionais, para aumentar a velocidade do crescimento capilar, tanto para mulheres quanto para homens.

Tenha cuidado com a saúde física e mental

Antes de mais nada, é muito importante entender que existe uma relação entre a saúde física e mental com o crescimento e a qualidade dos fios. Manter uma boa saúde ajuda não apenas a aumentar a velocidade do crescimento, mas também a garantir que os fios sejam saudáveis.

Quando as pessoas não mantêm uma alimentação saudável e balanceada, por exemplo, o folículo capilar fica sem oxigenação e nutrição, perdendo a capacidade de produzir fios de qualidade. Entre os hábitos saudáveis mais recomendados estão beber bastante água, ter uma alimentação equilibrada e manter uma rotina de exercícios físicos.

Diminua as químicas e o calor

Publicidade

Os processos químicos para alterar a aparência dos cabelos ainda são muito agressivos para os fios, mesmo que os produtos tenham evoluído em seus efeitos. Quando há algum problema de crescimento, pode ser interessante reduzir esses procedimentos.

Além disso, o calor excessivo causa danos nos fios e na base capilar, prejudicando seu crescimento de modo geral. Por isso, é importante reduzir o uso de chapinha, secador e babyliss.

Aposte nos tratamentos específicos para cabelos com química

Caso os procedimentos químicos sejam inevitáveis, pode ser interessante apostar em produtos que promovam um tratamento mais intenso nos fios, especialmente nos que possuem química. Normalmente, esses tratamentos ajudam na prevenção da quebra e também da queda capilar.
Lave o cabelo da forma correta

Manter a higiene capilar em dia é muito importante para eliminar impurezas que se acumulam no couro cabeludo e reduzem a capacidade de crescimento dos fios. Antes de mais nada, os cabelos devem ser lavados com produtos adequados para cada tipo, especialmente shampoo e condicionador.

A frequência das lavagens também é importante. De modo geral, mulheres com cabelos mais longos podem fazer uma lavagem completa de duas a três vezes por semana. No entanto, mulheres que tendem a suar mais na cabeça devem lavar os fios e o couro cabeludo com mais frequência.

Além de lavar bem, removendo fungos, bactérias e oleosidade, é fundamental cuidar para que a umidade não se acumule na base dos fios, especialmente durante o sono, para evitar problemas mais graves.

Cuide dos hormônios

Outro tipo de cuidado de saúde importante, especialmente para as mulheres, é em relação aos hormônios. Os homens também sofrem com mudanças hormonais ao longo da vida, mas nas mulheres essas alterações podem ter impacto ainda maior e afetar diretamente a saúde capilar.

Caso haja suspeita de irregularidade hormonal, é muito importante procurar um médico. Ele poderá realizar exames, especialmente para verificar o DHT (sigla para dihidrotestosterona), que afeta diretamente a produção de oleosidade, obstruindo os folículos capilares e causando queda de cabelo.

Consulte sobre tratamentos dermatológicos

Caso o problema de crescimento capilar seja mais grave, pode ser interessante considerar a possibilidade de tratamentos dermatológicos e estéticos. Existem algumas opções seguras, recomendadas pela medicina moderna, que ajudam no crescimento capilar.
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: