Topo

Chá verde por reduzir risco de câncer em mulheres

Publicidade
Comente

Os benefícios dos chás e das ervas de um modo geral são diversos, mas muitas pessoas ainda no sabem muito bem como todos eles. Muito do que se sabe vem de conhecimentos populares, aquele que ia passando de mãe para filha, de pai para filho, há muitas gerações. Mas a comunidade cientifica principalmente ainda desconfia de todos os benefícios que realmente podem ser saudáveis relacionado a utilização destas ervas ou plantas. Aos poucos a comunidade cientifica vai descobrindo as reais propriedades que muitas destas ervas podem apresentar em benefício das pessoas.

Uma pesquisa recente que foi apresentada por um grupo de cientistas da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres em idades um pouco mais avançadas, e que bebem regularmente o chá que é conhecido como chá verde  acabam reduzindo drasticamente os riscos desenvolve rum dos tipos de câncer mais comuns e também mais complicados de se tratar, que é o de colón. A pesquisa foi mais além e comprovou que as mulheres que bebem este chá regularmente ainda apresentam menos facilidade de desenvolver outros tipos de câncer, como no estomago e na garganta. A pesquisa também foi desenvolvida em parceria com equipes no Canadá, que também fizeram as mesmas experiências com as mulheres bebendo chá e que chegaram a resultados bastante semelhantes.

Segundo os relatórios das pesquisas que foram feitas e que tiveram os seus resultados divulgados e publicados pelo American Journal of Clinical Nutrition, cerca de 69 mil mulheres que bebiam o chá verde pelo menos três vezes por semana tinham 14 por cento menos chance de desenvolver um câncer no sistema digestivo. Em um primeiro momento os resultados deste relatório acabam sendo questionados, porque alguns outros estudos anteriores tinham tido resultados conflitantes relacionados se realmente as pessoas que bebiam chá verde tinham menos chance de desenvolver o câncer, mas tudo indica que os resultados desta pesquisa realmente devem ter alguns dados que façam sentido.

Publicidade

“Neste grande estudo de grupo prospectivo, o consumo de chá foi associado a um risco reduzido de câncer colorretal e de estômago/esôfago em mulheres chinesas”, escreveu o líder do estudo Wei Zheng, que lidera o setor de epidemiologia na Vanderbilt University School of Medicine, em Nashville, e seus colegas. Mas é importante ressaltar que as pesquisas foram feitas sem os índices de controle mais rígidos, que são quando as pessoas ficam confinadas em centros de pesquisa ingerindo obrigatoriamente as substancias que estão sendo testadas. O fato de não ter este controle total também acabou sendo levado em consideração no resultado final das pesquisas.

Portanto, os pesquisadores que conduziram as pesquisas sabiam muito bem que não se tinha 100% de certeza que realmente o chá seria a causa principal das pessoas terem menos chance de desenvolver determinados tipos de câncer. Alguns outros aspectos das vidas das pessoas também acabaram sendo analisados, especialmente no caso das pessoas que davam preferencia a ingestão de chá e que acabavam também tendo mais cuidado com os aspectos gerais de sua saúde. Mas o resultado final dos estudos também levaram em consideração estas variantes que poderiam surgir.

Os resultados das pesquisas também trazem algumas outras informações muito interessantes sobre os hábitos das vidas das pessoas que participaram do estudo e que ingeriam o chá verde. Elas não fumavam e nem bebiam álcool regularmente, por exemplo. Além disso, os cientistas também se preocuparam em coletar outras informações relacionadas a qualidade de vida destas mulheres como um todo,  como dieta, hábitos de exercícios, peso e histórico médico.

Publicidade

Mesmo assim, de acordo com os estudos, os hábitos de consumo de chá das mulheres permaneceram ligados a seus riscos de câncer, observou Zheng — embora este tipo de estudo não possa comprovar causa e efeito. Poucos estudos clínicos avaliaram se o chá verde pode reduzir os riscos de câncer, e os resultados têm sido inconsistentes, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Além destas pesquisas com as mulheres que ingeriam o chá verde, existem alguns outros resultados interessantes de pesquisas que eram feitas em laboratórios que também já dava alguns fortes indícios de que o chá verde realmente poderia trazer estes benefícios para as pessoas. Algumas pesquisas já eram conduzidas principalmente em animais de laboratórios.

Mas este estudo mais aprofundado com uma grande quantidade de mulheres realmente pode ser a prova que faltava para que as mulheres realmente passem a tomar mais chá verde ao longo de sua vida. Segundo os dados, dentre as 69 mil mulheres que foram estudadas, cerca de 19 mil se disseram consumidoras regulares de chá verde. Ao longo de 11 anos, 1.255 mulheres desenvolveram câncer do sistema digestivo. Em geral, os riscos eram um pouco mais baixos quando uma mulher bebia chá verde com frequência e durante muito tempo.

De acordo com os dados divulgados, as mulheres que bebiam regularmente o chá verde por pelo menos 20 anos tinham 27 por cento menos chance de desenvolver o câncer no estomago, além e ter 29 por cento menos chance de desenvolver o câncer colorretal.

Os cientistas ainda não sabem bem qual seria especificamente o composto de chá verde que pode criar esta resistência das mulheres contra o câncer, as tudo indica que seja o EGCG, que é uma substancia antioxidante.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: