Topo

Visto Americano - Saiba tudo

Publicidade
Comente

Tirar um visto para os Estados Unidos normalmente causa apreensão para os brasileiros, seja pelas dificuldades e a burocracia para reunir toda a documentação necessária ou provar que não tem a intenção de permanecer de forma ilegal no país, solicitando apenas um visto para trabalho, estudos ou passeios.

Se você quiser ter aquela semana dos sonhos na Disney, que seja marcada para muito breve ou mesmo algum tipo de curso de especialização em mente, pode ficar tranquilo. O processo exige um empenho e atenção aos detalhes, porém temos uma excelente notícia para dar aos interessados, agora ele é muito mais fácil.

O novo formulário de preenchimento  é totalmente eletrônico, sendo denominado de DS-160, substituindo os ânticos e complicados formulários anteriores de papel. Contando assim com diversas perguntas de múltipla escolha, este tipo de formulário diminui o tempo de espera no dia de entrevista além de agilizar o processamento do visto. Se tiver dúvidas quanto ao procedimento de passo a passo, através do site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil é possível se localizar uma página que possua perguntas e respostas para as perguntas que sejam mais frequentes sobre o formulário no endereço http://portuguese.brazil.usembassy.gov/.

Para tirar o visto americano existe um procedimento passa a passo, que iremos listar a seguir:

Publicidade

– Primeiramente realize o pagamento de uma taxa no valor de R$ 38 para ter uma senha de atendimento da entrevista, este pagamento poderá ser realizado através do site www.visto-eua.com.br ou também se ter informações através do telefone (21) 4004-4950. É necessário que se tenha em mãos o número de seu passaporte.

– Procure marcar as datas de entrevista, com a senha em mãos, você poderá marcar uma entrevista também através do site listado acima, escolhendo o melhor dia e horário. No Brasil existem quatro consulados americanos que emitem o visto, em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. Através do site é possível se consultar o tempo de espera e também as próximas datas disponíveis para agendamento da entrevista.

Publicidade

Procure preencher o formulário de solicitação de visto DS-160, acessando o novo formulário através do link https://ceac.state.gov/genniv/ até dois dias antes da entrevista. E por enquanto o formulário somente poderá ser preenchido em inglês, não aceita acentos nem mesmo caracteres especiais como cedilha (ç). Será necessário dados como por exemplo número de passaporte, além de passaportes anteriores, vistos, dados sobre a viagem e a foto dentro dos padrões que estiver exigido. Este formulário irá exigir o envio de uma foto digital, que deverá seguir um guia de padrões de qualidade para poder ser encaminhada, que é possível se acessar no site do visto que é em inglês. Além disso você precisará de outras fotos impressas para levar no dia que realizar sua entrevista.

Existe um tempo limite para preenchimento de 20 minutos, por este motivo tenha todas as informações com você, se por acaso algo der errado, não se desespere. O sistema promete permitir que você salve o preenchimento continuando mais tarde. E no dia da entrevista leve a página de confirmação do preenchimento recebida após o encaminhamento do SD-160.

Procure pagar uma taxa de solicitação de visto de 140 dólares, este pagamento poderá ser feito em qualquer agência do Citibank, somente em dinheiro (espécie) e em Reais dependendo da taxa de câmbio diário. As duas taxas não deverão ser reembolsadas caso o visto seja negado. Se quiser renovar o visto deverá ser necessário pagar as taxas novamente.

Procure comparecer ao consulado na data marcada para entrevista com toda a documentação necessária, levando a confirmação de preenchimento de formulários e outros documentos necessários que poderão ser consultados através da página da Embaixada Americana no Brasil.

Como documentos necessários para se obter o visto é preciso:

Comprovante de agendamento da entrevista.

Comprovante de pagamento de taxa de solicitação do visto no valor de US$ 140,00 (no valor equivalente em reais), esta que deverá ser paga com antecedência nas agências do Citibank.

O passaporte atual com a validade mínima de seis meses contados a partir da data de viagem e passaportes anteriores vencidos se os tiver.

Confirmação de preenchimento online do formulário modelo DS-160 com fotos digitalizadas.

Uma foto 5X5 recente, com fundo branco, sem óculos e sem franja. Preferencialmente a mesma foto enviada no preenchimento do DS-160.

Formulários complementares, no caso de ser estudante formulários  I-20 ou DS-2019 que devem ser fornecidos pela instituição de ensino além de preenchidos e assinados.

Documentos de apoio original que deverá provar as suas ligações com o Brasil, além de declaração de imposto de renda nos três últimos contra-cheques e os três últimos extratos bancários, somente realizados nos terminais de auto atendimento. É possível tamb´me se apresentar comprovantes de matrícula em instituições de ensino, carteira de trabalho, certidão de nascimento e casamento, documentação de carro, entre outros documentos.

Para os interessados em requerer visto dos estudantes ou também intercâmbio é necessário se preencher os formulários I-20 ou DS-2019 além de comprovar que se tem possibilidades financeiras para se pagar pelos estudos ou hospedagem.

Aos que vão para os Estados Unidos a trabalho, é necessário a apresentação de petição de visto de trabalho que é aprovada pelo Departamento de Segurança Nacional, e os documentos que deverão levara aprovação da sua petição de trabalho.

Desde o dia 28/05/2010 os diversos vistos americanos possuem validade de 10 anos e as taxas extras que são cobradas para os vistos de negócio, além de estudantes, intercâmbios, além de professores visitantes foram eliminadas.

Como há muito tempo as filas são enormes na hora da entrevista, uma dica interessante é chegar o mais cedo no consulado, agendando a entrevista para o meio dia, um horário que a fila costuma diminuir.

Procure também tirar uma foto 5×5 com antecedência, dentro do consulado existe um local para realizar este procedimento, porém o preço é maior.

Uma forma de se evitar o pedido de visto negado é ter tudo que comprove que possui laços com  o Brasil, como documentos de posse de imóveis e carros, dependentes e comprovantes de que possui um emprego estável.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: