Topo

Vai acampar pela primeira vez? Veja dicas para evitar inconveniências

5.00 / 5 - 1
Comente

Na hora de embarcar para curtir as férias ou mesmo uma folga no fim de semana, muita gente opta por montar acampamento, seja em família ou na companhia de amigos. Nesse caso a liberdade, o contato com a natureza e a tranquilidade do programa, são apenas alguns dos agentes motivadores da decisão.

O fato, porém, é que para os ‘aventureiros de primeira viagem’, o desejo de acampar vem acompanhado de uma série de dúvidas, para as quais nem sempre é possível encontrar respostas. E sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de dicas que podem facilitar as coisas para quem vai acampar pela primeira vez. Veja!

Vai acampar pela primeira vez? Veja dicas para evitar inconveniências

acampar-pela-primeira-vez

Camping estruturado ou ambiente selvagem?

Para quem vai experimentar o camping pela primeira vez, o melhor geralmente é optar por um ambiente que já ofereça boa estrutura para o objetivo. Atualmente existem espaços de camping que oferecem banheiros, cozinha, pontos de água e luz, e uma série de outras facilidades.

Para o campista inexperiente, os ambientes selvagens podem ser arriscados, afinal, o pouco conhecimento sobre a prática pode deixar o turista suscetível a ataques de animais, assaltos, ou até mesmo eventuais acidentes. O melhor é evitar.

Leia também:

Cozinhar ou não cozinhar, eis a questão!

Essa é uma dúvida bastante comum, mas tudo depende do lugar escolhido para a aventura. O mais comum aos campistas iniciantes é optar pela alimentação na cantina disponibilizada na maioria dos espaços de camping estruturados.

Para quem quer optar por fazer a própria comida, o melhor é levar consigo um fogareiro a gás ou uma churrasqueira portátil. Em relação ao alimento propriamente dito, o macarrão tende a ser o mais indicado ao campista de primeira viagem.

A lista de outros alimentos que também são bem-vindos inclui aqueles que podem ser comidos crus, tais como frutas, legumes, pães e biscoitos, que também sustentam e oferecem grande praticidade.

Depois de decidir o tipo de alimento desejado, é hora de preparar os utensílios para o preparo. O campista não deve se esquecer de itens como panela pequena e caneca para aquecer água, bem como uma geladeira térmica, pratos, copos e talheres de plástico.

E os insetos?

Outra preocupação comum de quem pensa em acampar pela primeira vez está relacionada ao incômodo causado pelos insetos. As dicas para quem deseja minimizar o problema nesse caso, inclui o uso de repelentes no corpo e inseticidas no abrigo. Outra dica válida é fechar as telas e aberturas das barracas após a entrada e a saída.

O que esperar da convivência?

As áreas de camping são por natureza hospitaleiras e de cultura geralmente cortês, pelo que, a convivência não deve ser problema. Apesar disso, é bom não abusar da boa vontade dos vizinhos que tabém estão acampados.

Para uma melhor convivência, algumas dicas tendem a ser fundamentais, e a lista inclui evitar ouvir música em volume alto (nem todos possuem o mesmo gosto musical), levar o lixo embora, deixar sempre a área comum sempre limpa após o uso, acomodar só próprios pertences dentro da barraca, e demonstrar simpatia para com os demais.

E o melhor tipo de bagagem?

Apesar de toda sua beleza e esplendor, a natureza dispensa vaidades. Portanto, os campistas não só podem como devem se dar ao luxo de poupar nas roupas, levando na bagagem somente o que de fato é necessário à aventura. O ideal é optar por peças de roupas em dry-fit, fáceis de lavar e secar e que caibam em uma simples mochila de camping.

A lista de itens que devem ser priorizados inclui ainda colchonete ou colchão inflável, manta de proteção para uso em baixo do colchão, e saco de dormir com isolamento térmico adequado ao clima do lugar escolhido para acampar, além de lanterna, capa de chuva, protetor solar, repelente e canivete multiuso.

Outros itens que também devem ser lembrados são os de higiene, tais como papel higiênico, sabonete, pasta e escova de dentes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: